Dilmair pede óculos com tecnologia assistida para alunos com deficiência visual

por Clayton Cruz/Assessoria Parlamentar — publicado 20/07/2023 16h55, última modificação 20/07/2023 17h44

Aprovada na sessão de encerramento do semestre legislativo, nesta segunda-feira (17), a indicação do vereador Dilmair Callegaro (PSDB) pede que o Executivo Municipal através da secretaria de Educação, Esporte e Cultura disponibilize óculos especial com inteligência assistida para os alunos com deficiência visual matriculados na rede municipal de Ensino.

O equipamento de tecnologia israelense possui uma câmera acoplada à armação dos óculos, que fotografa, escaneia e transforma textos de qualquer superfície em áudio, além de reconhecer rostos e produtos. O dispositivo ainda faz a identificação de cédulas de dinheiro e a leitura de qualquer texto em português, inglês e espanhol.

“Os óculos foram desenvolvidos em 2010 e já vem sendo usado em escolas públicas no Sul e no Sudeste no País, proporcionando igualdade de condições no acesso ao aprendizado de crianças com deficiência visual”, destacou o vereador.

O documento será encaminhado para o prefeito Roberto Dorner e para a secretária de Educação, Esporte e Cultura, Sandra Donato.

Ainda durante a sessão o vereador Dilmair teve aprovada indicação na qual pede que a prefeitura crie o “vale feira”, no valor de R$ 50,00, para que os servidores públicos municipais usem exclusivamente na “Feira da Família”, que acontece todos os domingos na região central da cidade.

No entendimento do parlamentar, a medida irá fortalecer a agricultura familiar ao mesmo tempo em que incentiva o consumo de alimentos frescos, saudáveis e com preço justo.

A sugestão será encaminhada aos secretários Klayton Gonçalves (Desenvolvimento Econômico), Silvia Cristina Villar Borges de Oliveira (Administração) e, Adriana Kagueiama Casturino (Planejamento, Finanças e Orçamento).