Dilmair pede programa de Residência Médica para auxiliar na saúde pública

por Clayton Cruz/Assessoria Parlamentar — publicado 05/04/2022 17h40, última modificação 05/04/2022 17h40

Apresentada na sessão desta segunda-feira (4), a Indicação 191/2022 de autoria do vereador Dilmair Callegaro (PSDB) sugere ao executivo municipal a implantação do programa de Residência Médica e Multiprofissional no município de Sinop.

A ideia é que o programa seja voltado para a atenção primaria, beneficiando a população sinopense ao mesmo em que enriquece a formação profissional.

Segundo o vereador Dilmair, o profissional que realiza o seu trabalho de residência em um programa de saúde pública melhora a qualidade de vida das pessoas, sobretudo quando o trabalho se faz na forma de saúde preventiva e de conscientização.

São ferramentas fundamentais para diminuir a fila de espera que envolve os casos de maior complexidade”, defendeu Dilmair.

A indicação será encaminhada para o prefeito Roberto Dorner e para secretária de Saúde, Daniela Galhardo.

O vereador também é autor da indicação na qual pede que o Executivo envie para análise da câmara de vereadores, um projeto de lei que obrigue a concessionária de água, coleta e tratamento de esgoto a prestar, gratuitamente, o serviço de limpeza de fossas sépticas residenciais das familias de baixa renda do município.

O vereador defendeu que a proposta “Visa garantir a efetividade das políticas públicas de saúde, por meio do correto esgotamento de desejos e assim contribuir para o saneamento básico do município”.

A indicação foi aprovada com anteprojeto anexo, determinando as condições de aplicação do serviço a ser prestado.