Dilmair pede reparos e melhorias nos semáforos

por Clayton Cruz/Assessor Parlamentar — publicado 01/06/2021 10h33, última modificação 01/06/2021 10h33

Em Indicação destinada ao secretário de Trânsito e Transporte Urbano, Joubert Sacramento, o vereador Dilmair Callegaro (PSDB) pediu a revisão de todos os semáforos com indicação visual para pedestres, assim como a instalação do dispositivo onde ainda não há.

O vereador também quer que sejam instalados sinais sonoros capazes de orientar pessoas com deficiência visual ou com mobilidade reduzida.

O equipamento, instalado junto ao poste do semáforo, emite sons – “bip-bip”. Ele indica que a via está apta para a travessia segura do pedestre. Quando o tempo da travessia está terminando o aviso sonoro fica mais acelerado, indicando que aquele momento não é adequado e seguro para iniciar a travessia. Quando não há sons, indica que o semáforo está aberto aos veículos e fechado para os pedestres.

A cidade deve se adequar as determinações da Lei da Acessibilidade e do Estatuto da Pessoa com Deficiência, que preveem a obrigatoriedade de instalação de equipamento de sinalização sonora em vias de fluxo intenso de veículos e/ou pedestres”, justificou o vereador.

Ainda na sessão de segunda-feira (31.05), o vereador Dilmair apresentou e teve aprovada uma Indicação na qual sugere a instalação de pontos de coleta de lixo eletrônico como pilhas, baterias, celulares e lâmpadas.

A iniciativa tem por objetivo conscientizar e informar o usuário sobre os riscos para a saúde e para o meio ambiente, diante do descarte inadequado destes itens.

A proposta será encaminhada para a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ivete Mallmann.