Dilmair propõe criação de curso gratuito para cuidador de idosos

por Clayton Cruz/Assessor Parlamentar — publicado 18/05/2021 11h09, última modificação 18/05/2021 11h09

A proposta do vereador Dilmair Callegaro (PSDB) foi apresentada e aprovada por meio da Indicação 229/2021, na qual pede que o município, por meio da secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação implante um curso preparatório e gratuito de cuidador de idosos.

No documento, que será encaminhado para a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Scheila Pedroso, o vereador destaca que o objetivo do curso é capacitar pessoas para cuidar de idosos com ou sem limitações, para as atividades da vida diária.

Caberá ao cuidador, por exemplo, identificar as expectativas em relação a vários aspectos da vida cotidiana, respeitar a individualidade, incentivar a autonomia e independência e estimular a capacidade funcional do idoso para garantir sua qualidade de vida.

A qualificação proposta pelo vereador também criará novas oportunidades de emprego para dezenas de pessoas. Segundo o Ministério do Trabalho, a atividade de cuidador de idosos é uma das que mais cresce segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Um cuidador de idosos pode trabalhar nas casas das famílias ou em instituições de longa permanência, hotéis, spas, clubes, núcleos de convivência, programas de acompanhante de idosos, home care, clínicas, hospitais e até em agências de turismo para a terceira idade.

Ainda durante a sessão o vereador teve aprovada uma Indicação na qual pede que seja criado um cronograma de poda e supressão de árvores no município, a fim de diminuir o número de pedidos de autorização a espera de resposta da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.