Dilmair propõe criação do IPTU Sustentável em Sinop

por Clayton Cruz/Assessor Parlamentar — publicado 06/07/2021 16h52, última modificação 06/07/2021 16h52

A Câmara de Vereadores aprovou na segunda-feira (05.07), a Indicação 386/2021, de autoria do vereador Dilmair Callegaro (PSDB), pedindo que o Executivo Municipal envie projeto de lei instituindo o programa de incentivos e descontos denominado “IPTU Sustentável” no município de Sinop.

A ideia é conceder descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para as propriedades que adotarem práticas sustentáveis, estimulando os empreendimentos imobiliários e moradores a preservem o meio ambiente, reduzindo o consumo de recursos naturais, diminuindo impactos e contribuindo para uma cidade melhor para todos.

O beneficio tributário, segundo anteprojeto, deve se estender àqueles que utilizarem em seus imóveis sistema de captação de água da chuva; sistema de reúso de água; sistema de aquecimento hidráulico solar; construção com materiais sustentáveis e telhado verde.

Ainda segundo o anteprojeto, o benefício tributário (desconto) será entre 2% e 6%, podendo ser cumulativo.

Para ter direito ao benefício o proprietário do imóvel deve protocolar o pedido ou justificativa no Núcleo de Desenvolvimento Urbano de Sinop (Prodeurbs) com a medida aplicada devidamente atestada por laudo técnico.

Esta cobrança diferenciada, nada mais é do que um ‘prêmio’ para quem possui essa consciência e se preocupa com o meio ambiente. Estimulando esta consciência, o cidadão economiza nas faturas de água, luz, IPTU e colabora com a preservação do nosso meio ambiente”, justificou o vereador.

Embora as regras tenham sido definidas em anteprojeto, ela só terá validade se enviada pelo executivo, passar pelas comissões permanentes e for aprovada em plenário.

Ainda na sessão de segunda-feira o vereador Dilmair Callegaro teve aprovada Indicação ao secretário de Obras e Serviços Urbanos, Dalton Martini, para providenciar cerca no entorno da “área verde”, no Residencial Delta e Jardim Vitória Régia.

A medida, segundo o vereador, tem por objetivo evitar o acumulo de lixo nos locais e a posterior revitalização das áreas por meio de reflorestamento, sobretudo às margens do Ribeirão Neuza, localizado ao lado dos dois barros.