Dilmair propõe estudo para adoção de galerias técnicas subterrâneas para infraestrutura e serviços públicos

por Clayton Cruz/Assessoria Parlamentar — publicado 25/05/2023 18h13, última modificação 25/05/2023 18h13

Por meio de uma indicação aprovada na sessão desta segunda-feira (22), o vereador Dilmair Callegaro (PSDB), pediu que o executivo municipal realize um estudo técnico para que os novos loteamentos, e futuramente toda a cidade, tenham as instalações de rede elétrica, água, esgoto, internet, telefonia e outros serviços em galeria técnica subterrânea.

O vereador argumentou que no caso da energia elétrica, telefonia e internet, o atual sistema aéreo (com cabos esticados entre postes) é responsável por grande poluição visual e acidentes. Já os sistemas subterrâneos comuns dispendem de altas somas na recuperação do pavimento tanto nas obras de construção como na manutenção, além da dificuldade de localização dos pontos com problemas.

Um sistema de galeria pode proporcionar um visual mais agradável, sem a presença de postes e fiação. Os sistemas paralelos dentro da galeria podem facilitar a identificação de pontos falhos e o acesso para o trabalho de manutenção”, justificou o parlamentar.

A matéria será encaminhada para o prefeito Roberto Dorner e para o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Remídio Kuntz.

Também é do vereador Dilmair a indicação que pede a colocação antipó em ruas sem previsão de receber pavimentação.

Trata-se de uma solução paliativa a ser feita em ruas que encontram-se em péssimo estado de conservação, que necessitam de reparos urgentes e que não possuem previsão de recebimento de pavimentação adequada. Embora temporária, é uma solução trará benefícios para a comunidade com um custo não tão elevado como o do asfalto”, destacou.

O projeto concedendo Título de Cidadão Sinopense Honorário ao Sr. Valdemar Antoniolli, foi aprovado em primeira votação.