Dilmair propõe instalação de usina de reciclagem de resíduos de construções

por Clayton Cruz/Assessor Parlamentar — publicado 05/05/2021 16h40, última modificação 05/05/2021 16h46

A proposta apresentada por meio da Indicação 180/2021, votada na sessão de segunda-feira (03.05), pede que seja realizado um estudo que viabilize a instalação de uma usina de reciclagem de resíduos sólidos da construção civil e demolição de obras.

De acordo com a Resolução Conama 307/2002, todo resíduo inerte deve, obrigatoriamente, ser enviado a uma usina de reciclagem de resíduos da construção ou aterro de inertes.

Entende-se por resíduo todo o material gerado no processo construtivo como o conjunto de fragmentos ou restos de tijolo, concreto, argamassa, aço, madeira, etc, provenientes do desperdício na construção, reforma e/ou demolição de estruturas, como prédios, residências e pontes.

O processo de reciclagem se faz pela seleção dos materiais e a trituração em equipamentos apropriados, resultando em matéria-prima que pode ser reaproveitada na produção de argamassa, contrapiso, sub-base para asfalto, guias e tijolos ecológicos.

Para o vereador Dilmair, a instalação de uma usina de reciclagem vai diminuir, entre outros, o impacto ambiental. “A instalação de uma usina no município colaboraria de várias formas para a diminuição dos custos com insumos para a construção de grandes obras, influenciando no total de resíduos descartados no aterro sanitário e minimizando assim os impactos ambientais adversos”, justificou.

Segundo a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos de Construção Civil e Demolição (Abrecon), há no Brasil cerca de 350 usinas ativas.

O vereador também apresentou Indicação pedindo ao secretário de Trânsito e Transportes Urbanos, Joubert Sacramento, que seja feita a sinalização horizontal e vertical entre as avenidas Foz do Iguaçu e Integração, no Residencial Buritis.

Segundo o vereador sem a correta sinalização das vias públicas, a segurança dos munícipes está ameaçada.