Dilmair propõe modernização do receituário médico das UBSs

por Cleyton Cruz/Assessoria Parlamentar — publicado 14/06/2022 16h23, última modificação 14/06/2022 16h23

Foi aprovada na sessão da última sexta-feira (10), a Indicação 414/2021 de autoria do vereador Dilmair Callegaro (PSDB), indicando a necessidade de expedição de receitas digitais nos postos de saúde do município.

Segundo a proposta, a receita médica digital é uma prescrição online aos pacientes e deve seguir requisitos exigidos pela legislação sanitária como conter a assinatura do médico com certificado digital ICP-Brasil nos modelos A3, token ou cartão.

O documento é criado por meio de um computador e o paciente pode acessá-lo via Internet, sem a necessidade de possuir o receituário impresso para comprar os remédios. Além disso, no momento da compra de medicamentos, a receita é verificada pelo farmacêutico.

“Quando sugerimos o uso do receituário digital, buscamos facilitar a vida dos pacientes ao mesmo tempo em que resguardamos a segurança do processo. A pessoa que vai ao médico poderá receber a receita formato PDF por e-mail, SMS, aplicativos de mensagens como WhatsApp, e plataformas próprias de receitas digitais”, justificou Dilmair.

O vereador também destacou que o documento poderá ser enviado diretamente às farmácias que possuam sistema de entrega, evitando que o paciente tenha que sair de casa em busca do medicamento.

A proposta foi encaminhada para o prefeito Roberto Dorner e para a secretária de Saúde, Daniela Galhardo.

O vereador Dilmair também é autor de uma indicação para a retomada da festa junina conjunta de todas as escolas, associações e entidades do município.

Ele defendeu que a comemoração estimula a socialização entre os estudantes e favorece o comércio local.

Também foi aprovada Moção de Aplauso ao Sr. Edilson Pissinati Macedo, empresário do ramo imobiliário, pelos serviços prestados ao desenvolvimento de Sinop e de diversas outras cidades de Mato Grosso e até mesmo de outros estados brasileiros.

registrado em: