Dilmair propõe programa de atenção à saúde dos profissionais de Segurança Pública

por CLeyton Cruz/Assessoria Parlamentar — publicado 15/03/2023 14h56, última modificação 15/03/2023 14h56

A Câmara de vereadores de Sinop aprovou no começo da noite desta segunda-feira (13), indicação do vereador Dilmair Callegaro (PSDB) expondo a necessidade de implantação do Programa "Cuidar bem de quem cuida da gente".

A ideia é que a Secretaria Municipal de Saúde ofereça aos profissionais de segurança pública, serviços especializados e contínuos em diversas áreas da medicina, análises clínicas, enfermagem, psicologia e serviço social.

Poderão fazer parte do programa os servidores, em atividade no município de Sinop, da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Agente Penitenciário, Perícia Oficial e Identificação Técnica e Polícia Rodoviária Federal, através de termo de parceria com estes órgãos.

”Entendemos que os custos gerados com este programa serão compensadores, pois tal programa cria uma cultura de prevenção e de promoção à saúde, diminuindo os índices de afastamento do servidor, o que obriga o mesmo, a sair do combate corporativo por questões de saúde, como por exemplo, um problema cardiovascular que poderia ter sido detectado caso tivesse feito algum exame preventivo”, justificou o vereador.

Alguns problemas de saúde são considerados de fácil diagnóstico como hipertensão arterial, taquicardias, diabetes e manifestações cardiovasculares. Outros, um pouco mais complexos como distúrbios do sono, problemas gastrointestinais e dermatológicos.

O vereador reforçou que quando essas doenças são identificadas e tratadas de forma eficaz, se reduz o tempo de tratamento, acelerando a alta do paciente.

O documento pedindo que o programa seja implantado em Sinop será encaminhado para o prefeito Roberto Dorner e para a secretária de Saúde, Daniela Galhardo.

Ainda na área da Saúde, o vereador Dilmair apresentou indicação pedindo ações de conscientização, nas empresas, sobre doenças transmitidas entre animais e humanos.

Caberá aos agentes de vigilância ambiental levar informações sobre o combate aos focos do Aedes Aegypt, além dos cuidados necessários para evitar raiva, leptospirose, toxoplasmose, leishmaniose, hantavirose, peste bubônica, febre maculosa, malária, entre outras.

Os profissionais também poderão dar orientações sobre o que fazer em caso de encontrar animais mortos, como morcego e macaco, ou como agir caso venha a ser mordido ou arranhado por um deles.

Por se tratar de indicação - instrumento legislativo que permite ao vereador apresentar sugestões ao prefeito e secretários - não há prazo determinado para execução, podendo ou não ser colocado em prática, a depender do entendimento do poder executivo.