Dilmair propõe programa de empoderamento para pacientes com câncer

por Gilson Santos publicado 14/11/2019 16h11, última modificação 14/11/2019 16h11
Dilmair propõe programa de empoderamento para pacientes com câncer

Foto: Gilson Carlos

Assessoria Câmara Municipal

Na sessão da última segunda-feira, o vereador Dilmair Callegaro (PSDB) encaminhou às comissões um projeto de lei criando o programa Empoderando Paciente e Família, destinado às pessoas portadores de câncer residentes em Sinop.

A proposta visa oferecer apoio medico, social e psicológico, favorecendo o embasamento necessário para que paciente e família contribuam com o tratamento, em ambiente de carinho, amor, afeto e compreensão, instruindo e empoderando o paciente e a família para que não sejam vítimas de nenhuma forma de discriminação ou de isolamento, de modo a estimular comportamentos sociais positivos.

Caberá ao Sistema Municipal de Saúde, na pessoa do profissional habilitado, a responsabilidade de informar ao paciente e ou família, assim que detectado a ocorrência do câncer, bem como informar os prognósticos e tratamentos possíveis.

O apoio, orientação e a integração dos diversos serviços públicos ou conveniados de tratamento e reabilitação deverão alcançar, inclusive, ex-pacientes acometidos pela doença que já tenham se recuperado ou estejam em processo de recuperação.

Segundo o texto caberá ao poder público incentivar a criação de grupos de autoajuda formado por pacientes e voluntários com o objetivo de orientar, ajudar e dar amparo psicológico e emocional durante todas as fases da doença.

Parcerias com organizações sociais com o objetivo de planejar e desenvolver as atividades também serão atribuições do Executivo através das secretarias diretamente envolvidas.

A proposta do vereador Dilmair deverá ser analisada nas comissões de Justiça e Redação e de Ecologia, Meio Ambiente, Saúde e Seguridade Social.

O vereador também teve aprovado o Projeto de Decreto Legislativo 035/2019 apresentado em parceria com o vereador Luciano Chitolina concedendo Título de Cidadão Sinopense Honorário ao Sr. Nestor Kosouski, primeiro fotógrafo de Sinop.

O Projeto de Lei 083/2019 que obriga o município a instalar sinal gráfico em obras públicas paralisadas, expondo os motivos da interrupção e a data estimada da sua retomada foi aprovado em primeira votação. A proposta deverá voltar à pauta nas próximas sessões cumprindo o rito de três votações.

Dilmair também teve aprovada a Moção de Aplauso 051/2019 para a União das Entidades de Sinop (Unesin) pelo trabalho, dedicação, estruturação e a vinda da Gol Linhas Aéreas para o município.

Através da Indicação 804/2019, o vereador Dilmair pediu que os secretários Gerson Danzer (Saúde) e Ivete Mallmann (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), o plantio de árvores no entorno das Unidades Básicas de Saúde para ajudar a amenizar o calor no interior das mesmas.