Dilmair quer planejamento estratégico e ações para prevenir suicídio

por Gilson Santos publicado 03/10/2019 12h00, última modificação 03/10/2019 13h52
Dilmair quer planejamento estratégico e ações para prevenir suicídio

Foto: Gilson Carlos

Assessoria Câmara Municipal 

Em indicação encaminhada para a prefeita Rosana Martinelli com cópia ao secretário de Saúde, Gerson Danzer, o vereador Dilmair Callegaro (PSDB) defendeu a necessidade de planejamento de estratégias e implantação de ações para prevenir práticas de suicídio.

Segundo o Centro de Valorização da Vida (CVV), a cada 45 minutos um brasileiro tira a própria vida. Embora os números sejam alarmantes há ainda muita dificuldade em mobilizar a sociedade em defesa da vida, haja vista que tabus, preconceitos e a própria vergonha, sobretudo da família, acabam impedindo um diálogo aberto a respeito do problema.

As ações defendidas pelo vereador podem e devem ser desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde de cada bairro, além das escolas e clubes de mães, por exemplo.

O suicídio é a segunda causa de morte de pessoas entre 15 e 29 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e para conscientizar e lutar pela vida que foi criada a campanha Setembro Amarelo.

Outra proposta aprovada na sessão desta segunda-feira (30), foi a necessidade de manutenção na sinalização de trânsito na Rua das Castanheiras, esquina com a Rua das Avencas. A Indicação 660/2019 será encaminhada ao secretário de Trânsito e Transportes Urbanos, Roberto Trevisan.

Com apoio de colegas vereadores, Dilmair também apresentou e teve aprovada a Moção de Aplauso 043/2019 que homenageia os alunos do Colégio CAD, pela realização de um trabalho sobre a Organização Política do Município.

A homenagem será entregue aos alunos e professores em data ainda a ser definida.