Dilmair sugere adoção de livro didático digital no ensino municipal

por Clayton Cruz/Assessor Parlamentar — publicado 25/05/2021 12h13, última modificação 25/05/2021 12h13

A proposta do vereador Dilmair Callegaro (PSDB) ao prefeito Roberto Dorner e à secretária de Educação, Esporte e Cultura, Sandra Donato, foi aprovada nesta segunda-feira (24.05), por meio da Indicação 255/2021.

A discussão em torno do uso de livros didáticos digitais acontece há cerca de 10 anos. Alguns estudos sugerem resistência sobretudo por parte das editoras e de uma pequena parcela de professores, reticentes quanto à modernização dos métodos de ensino.

O vereador defende, no entanto, que em um mundo cada vez mais preocupado com a sustentabilidade, bem-estar físico e mental, é preocupante a quantidade de papel gasto na confecção dos livros didáticos distribuídos anualmente.

A ideia é iniciar o processo de forma gradual, utilizando o material digital junto com o livro físico, visto que o fechamento das escolas durante a pandemia mostrou que esse processo é possível.

A possibilidade de usar o livro didático de forma digital, além de proteger o meio ambiente, protege fisicamente o estudante de carregar diversos livros pesados, preservando sua coluna e demais articulações”, defendeu o vereador.

O parlamentar também teve aprovada Indicação na qual pede o recapeamento de trecho da Avenida dos Tarumãs, no Jardim das Nações.

Em parceria com o vereador Adenilson Rocha (PSDB), foi apresentada uma Indicação ao secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, para dispor de recursos no orçamento geral do Estado em 2022 para a construção do prédio da Escola Militar Tiradentes, em Sinop.