Dilmair sugere compra de impressoras em braile para órgãos públicos municipais

por Clayton Cruz/Assessoria Câmara Municipal — publicado 06/10/2023 16h37, última modificação 06/10/2023 16h37

A proposta apresentada em formato de indicação foi aprovada na sessão desta segunda-feira (2) com vistas a garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência visual no município.

O pedido foi encaminhado para a secretaria de Educação, Esporte e Cultura, que poderá usar o equipamento na produção de materiais pedagógicos adaptados para alunos com deficiência visual.

O Sistema Braille é um código universal de leitura tátil e de escrita, usado por pessoas cegas. Ele foi inventado em 125, na França, por Louis Braille, um jovem cego. O sistema é considerado uma conquista importante para a educação e a integração dos deficientes visuais na sociedade.

“É fundamental que o município possa adquirir impressoras Braile para uso nas diferentes secretarias e órgãos públicos, de forma a garantir igualdade de oportunidades para pessoas cegas e com baixa visão no acesso à comunicação”, defendeu o vereador.

Dilmair também apresentou indicação pedindo o plantio e replantio de árvores em praças e áreas institucionais do município.

O vereador defendeu o plantio ainda no início do período chuvoso, de forma a garantir a brotação e enraizamento das plantas.

O pedido foi encaminhado para o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Edilson Rocha Ribeiro – Ticola.

Por meio de Moção de Aplausos, Dilmair homenageou os ciclistas Elizangela da Silva Conceição, Osiel Roveroto, Felipe Giaretton, Yuri Dieyson, Guilherme Barabach por representarem Sinop no Campeonato Brasileiro MTB Marathon 2023 - XCM, realizado em Canaã dos Carajás no Pará.