Dilmair sugere criação do Centro Municipal de Atenção ao Diabético

por Clayton Cruz/Assessor Parlamentar — publicado 28/09/2021 18h01, última modificação 28/09/2021 18h01

Em indicação aprovada durante a 33ª sessão, o vereador Dilmair Callegaro (PSDB) pediu para o prefeito Roberto Dorner e para a secretária de Saúde, Daniela Galhardo, a criação do Centro Municipal de Atenção ao Diabético.

O local deve funcionar como centro de referência no diagnóstico, acompanhamento e tratamento da doença permitindo que complicações decorrentes do diabetes não se agravem, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Diabetes é um dos cinco problemas de saúde que mais mata no Brasil e pode causar diversos outros como complicações cardíacas, AVC, hipertensão arterial e doenças renais, por exemplo.

Portadores de diabetes que não fazem acompanhamento e tratamento adequados podem ter que fazer hemodiálise e até sofrer amputações de membros.

Considerando que uma grande parcela da população sofre com diabetes e pensando no bem-estar e na qualidade de vida dessas pessoas, torna-se mais que urgente a criação deste espaço a fim de possibilitar prevenção, tratamento e acompanhamento dos diabéticos de nosso município”, justificou Dilmair.

Outra indicação do vereador aprovada na mesma sessão, foi a que pede ao secretário de Obras, Remídio Kuntz, a reforma e revitalização do Ginásio de Esportes do Jardim Violetas.

Dilmair lembrou na gestão passada o ginásio foi desativado para abrigar pessoas que estavam morando em uma área de preservação permanente. Hoje, no entanto, o local está abandonado e sua estrutura sendo depredada por vândalos ou pela ação do tempo.

Entre os serviços solicitados para o local estão a pintura das instalações, iluminação pública, limpeza da vegetação e recolhimento de lixo e entulhos. A expectativa é que o local, uma vez revitalizado, possa voltar a ser o ponto de encontro de famílias do bairro, sobretudo das crianças e adolescentes na prática esportiva.

registrado em: