Dilmair sugere instalação de pontos de apoio e manutenção de bicicletas em ciclovias

por Clayton Cruz/Assessor Parlamentar — publicado 12/07/2023 16h20, última modificação 12/07/2023 16h18

A ideia apresentada na sessão da última segunda-feira (10), é baseada em experiencias que têm dado certo em outras cidades do país, permitindo que o ciclista possa fazer uma manutenção ou reparo de emergência durante a prática esportiva.

Segundo o texto de autoria do vereador Dilmair Callegaro (PSDB), as estações de apoio e manutenção para bicicletas, para pit-stop, devem ser instaladas em todas as ciclovias do município de Sinop.

A "Bike Station", como é chamada, irá permitir que o ciclista posicione sua bicicleta em um suporte e faça a manutenção necessária. O equipamento deve possuir bomba de ar manual, ferramentas de manutenção básica e suporte para reparos mínimos.

“Sinop é uma cidade com grande número de ciclistas. Muitos a usam como meio de transporte dada a facilidade por termos uma cidade plana em sua quase totalidade. Outros tantos usam a bicicleta para o lazer e a prática desportiva. Seja qual for a situação de uso é importante dar ao ciclista o apoio mínimo em caso de necessidade como um pneu murcho ou até mesmo ajuste no selim e nos freios”, disse Dilmair.

A sugestão será encaminhada para o prefeito Roberto Dorner e para os secretários Sandra Donatto (Educação, Esporte e Cultura) e Remídio Kuntz (Obras e Serviços Urbanos).

Na mesma sessão Dilmair apresentou projeto pedindo a realização de um campeonato de robótica com alunos e professores da rede Municipal de Ensino.

“Além de aumentar a compreensão de conteúdos curriculares, as atividades multidisciplinares ajudam a incentivar o desenvolvimento de novas habilidades e constroem aulas engajadoras e inovadoras para novas gerações”, defendeu o vereador.

Dilmair sustentou ainda que a atividade que pode ser desenvolvida pela secretária de Educação, Esporte e Cultura com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação vai servir de incentivo para que os estudantes vejam seu potencial e sigam, se assim desejar, no caminho da tecnologia e informação.