Dilmair sugere parceria com iniciativa privada para café da manhã de doadores de sangue

por Clayton Cruz/Assessoria Parlamentar — publicado 05/07/2023 16h06, última modificação 05/07/2023 16h06

Aprovada durante a 21ª sessão ordinária, nesta segunda-feira (3), a indicação do vereador Dilmair Callegaro (PSDB) pede que seja firmada uma parceria público-privada com empresas do setor alimentício para que possa ser servido um café da manhã adequado aos doares de sangue.

Durante as campanhas para conseguir novos doadores é comum a realização de cafés da manhã especiais. A sugestão do vereador Dilmair é que a prática de incentivo seja permanente com a ajuda de empresas como supermercados e panificadoras, por exemplo.

“As doações regulares são essenciais para a manutenção do estoque do hemocentro, portanto é necessário incentivar a participação da população nesse gesto de solidariedade com ações que façam os doadores se sentirem valorizados”, justificou o vereador.

Dilmair defendeu que a prefeitura, através da secretaria de Saúde, apresente uma proposta que também trago benefícios para as empresas que aceitarem participar da PPP.

Por ano, são realizadas cerca de 3,3 milhões doações de sangue no Brasil. Isso corresponde a taxa de doação de 16 pessoas por mil habitantes. Dados da secretária de Saúde de Sinop mostram que a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), anexo ao Hospital Regional, recebe em média 300 doações mensais.

O Ministério da Saúde recomenda que o doador compareça à unidade portando um documento oficial com foto, tenha mais de 51 quilos, esteja em bom estado de saúde e tenha uma alimentação saudável.

Homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses. Os candidatos precisam ter a partir de 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Recomendam-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.

Na mesma sessão o vereador teve aprovada indicação pedindo que a secretaria de Meio Ambiente faça a distribuição de mudas de plantas ou árvores frutíferas em diversos pontos da cidade como forma de incentivar a arborização urbana, aumentando as áreas verdes do município.