Dilmair sugere programa para identificar problemas de visão em alunos da rede municipal

por Clayton Cruz/ Assessoria Parlamentar — publicado 04/05/2023 18h15, última modificação 04/05/2023 18h15

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), indicam que a miopia, dificuldade para ver de longe, é um dos problemas de saúde pública que mais crescem no mundo. Cerca de 8% das crianças de até 10 anos têm o distúrbio visual, sendo que esse número chega a 15% para jovens de até 15 anos.

Os problemas de visão em fase escolar comprometem o aprendizado, a autoestima e a inserção social das crianças e jovens.

Diante disso, o vereador Dilmair Callegaro (PSDB), apresentou, na última terça-feira (2), indicação sugerindo a criação de um programa específico para cuidar da visão dos alunos da rede pública municipal.

Devem ser criados mecanismos para identificar as crianças com qualquer grau de dificuldade de visão, encaminhá-las para a realização de exames, doação de óculos de grau ou realização de outros procedimentos que se fazem necessários para garantir a saúde visual.

"Nossa preocupação é criar condições favoráveis ao aprendizado de forma igualitária aos alunos da rede municipal ", justificou o vereador.

A sugestão segue para análise do prefeito Roberto Dorner e da secretaria de Educação, Esporte e Cultura, Sandra Donato.

Dilmair também pediu a instalação de academia ao ar livre e parque infantil nas praças Eric Francio Severo e 8 de Março, no Jardim Imperial e Jardim Jacarandás, respectivamente.

O projeto de decreto legislativo homenageando o médico Pedro Paduan com título de Cidadão Sinopense Honorario, foi votado em segunda e última votação. A honraria deve ser entregue em data a ser definida.