Elbio cobra contratação de oftalmologista para rede pública de Sinop

por Maria Helena Benedet/Assessoria Parlamentar — publicado 29/03/2023 18h21, última modificação 29/03/2023 18h21

A contratação de um médico oftalmologista para rede pública de Sinop foi o pedido feito pelo vereador Elbio Volkweis (Patriota). A indicação foi aprovada pelo plenário, durante a sessão dessa segunda-feira (27), na Câmara.

Para o parlamentar, além de atender a grande demanda de pacientes existente hoje no município, a contratação do profissional pode evitar gastos desnecessários. “Muitas vezes é uma dor de cabeça que a criança está sentindo, o pai leva no hospital para saber o que é, e as vezes é um problema de visão. Então, evita-se gastar lá na frente com consultas médicas, exames, sendo que muitas vezes é problema de visão dessas crianças, da nossa população”, citou como exemplo, referindo-se a necessidade da contratação do médico. “E não apenas só um (a contratação), pois um só (médico) não vai dar conta dessa demanda. Já passou da hora de termos esse profissional atendendo na nossa saúde”, destacou.

O pedido de contratação do oftalmologista será encaminhado ao prefeito Roberto Dorner e a Secretaria de Saúde para análise e atendimento da cobrança.

Elbio foi um dos parlamentares que votaram contra a contratação temporária de 175 profissionais da educação (pedagogos, professores de educação física e técnicos administrativos), por um período de seis meses. O projeto que trata sobre o pedido do Executivo, que seria encaminhado às comissões, entrou extrapauta. “Não sou a favor da contratação desses profissionais, pois há um processo seletivo em aberto, que essa Casa aprovou em outubro do ano passado, onde tem muita gente que está esperando ser chamada”, justificou. “Então, convoca essas pessoas que estão esperando desde o ano passado, para depois fazer um novo processo seletivo”, apontou. Além de Elbio, o vereador Edvaldo Costa (Republicanos), também votou contra o projeto que foi aprovado, em primeira e única votação, com 12 votos favoráveis.