Elbio cobra informações sobre empresas que fazem segurança patrimonial de Sinop

por Maria Helena/Assessora Parlamentar — publicado 10/11/2023 18h40, última modificação 13/11/2023 15h24

A solicitação de informações sobre a empresa S.S. Serviços Terceirizados Ltda, uma das contratadas para fazer a segurança patrimonial do município, foi feita pelo vereador, na sessão dessa quinta-feira (9), na Câmara de Sinop. O requerimento foi apresentado extrapauta.

A solicitação pede informações como: documentos que comprovem que foi exigido da empresa S.S. a apresentação do alvará de funcionamento expedido pela Polícia Federal (PF) -pré-requisito para exercício do ramo-; documentos que comprovem a existência do licenciamento; lista com dados pessoais de cada funcionário contratado pelas empresas encarregadas pela segurança patrimonial do município.

Conforme Elbio, a dificuldade em encontrar documentos que comprovem a autorização da PF para que a empresa S.S. possa executar os trabalhos, foi o motivo para solicitar os dados. “Fizemos uma busca junto a PF do alvará de licença dessa empresa e não achamos nada, não tem nada no nome dela, diferente da outra (empresa Lince Segurança Patrimonial Ltda) onde você pesquisa e já aprece (alvará de licença)”, informou. “Sem esse documento, as empresas não podem atuar no ramo de segurança e como a S.S. está desde 2021 fazendo esse serviço em escolas, postos, em fim, guardando o patrimônio do nosso município?”, questionou.

Depois de receber denúncias de que guardas estavam trabalhando em escolas sem nenhuma identificação visível e ilustrativa, o vereador decidiu pesquisar sobre os serviços prestados. “O município está pagando alto pela segurança, são mais de R$ 7 milhões por mês e quando fui em algumas escolas e vi que esses guardas não estão regularmente identificados, percebi que algo não estava certo”, ressaltou. “Como uma pessoa, um pai, chega na escola vai saber que aquele é um guarda se ele está vestido com uma camisa preta, ou até de um time de futebol sem nenhuma identificação? Até mesmo uma criança que precisa de apoio, ela não vai saber que aquela pessoa está ali para auxiliá-la. Então, precisamos ver como este serviço tão importante está sendo feito”, pontuou.

O requerimento foi votado e aprovado por toda a bancada parlamentar. Agora deve ser encaminhado ao Prefeito Roberto Dorner e a Secretaria de Administração para que informem os dados.