Elbio cobra recuperação de sinalização e asfalto para cinco bairros e pede abertura de CPI

por Maria Helena Benedet/Assessoria Parlamentar — publicado 06/03/2024 14h34, última modificação 06/03/2024 14h34

A preocupação com a segurança no trânsito pautou o vereador Elbio Volkweis (PRD) que, na sessão de sexta-feira (1), apresentou duas indicações durante a quarta sessão na Câmara de Sinop. Os pedidos foram feitos quanto a revitalização da sinalização (vertical e horizontal) e do asfalto.

O vereador solicitou que seja revitalizada a sinalização nas ruas de quatro bairros: Gente Feliz, Residencial Daury Riva, Vila Mariana e Vila Lobos. Volkweis sugeriu à Secretaria de Trânsito que coloque placas e execute a pintura no asfalto.

O outro pedido foi direcionado à recuperação da Rua dos Sapucaias, no bairro Jardim Violetas. O parlamentar explicou que a via passou por obras e o fluxo, principalmente de caminhões, ocasionou valas no asfalto, aumentando o risco de acidentes e até de doenças.

“Esse conserto na rua dos Sapucaias deve ser feito o quanto antes, pois, além de representarem um perigo para o trânsito, o acúmulo de água também potencializa a proliferação de mosquitos da dengue e, consequentemente, o número de casos da doença”, apontou lembrando que os casos estão aumentando. “Essas indicações são demandas que vem dos moradores, pois eles que vivem o dia a dia em seus bairros e sabem dos perigos que a falta de sinalização ou até mesmo uma via malconservada pode trazer. Há crianças, idosos que transitam e é necessário sinalizar para que motoristas fiquem atentos quanto as regras que devem ser respeitadas”, justificou.

Foi na sessão que Elbio Volkweis protocolou, extrapauta, o pedido para abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis fraudes nos processos licitatórios e na execução de trabalhos no que se refere a equipamentos de ar-condicionado, feitos no ano passado. O pedido ainda precisa passar pelo departamento Jurídico da Câmara que vai dar o parecer jurídico quanto a instalação da comissão, além das comissões competentes. Além de Elbio, também assinaram o pedido os vereadores Mário Sugizaki (Podemos), Adenilson Rocha (PSDB), Hedvaldo Costa (Republicanos) e Allan Marca (Solidariedade).