Elbio pede construção de avenidas para melhorar mobilidade urbana em Sinop

por Maria Helena Benedet/Assessoria Parlamentar — publicado 01/03/2023 17h27, última modificação 01/03/2023 17h27

Garantir a mobilidade urbana. Foi pensando nisso que o vereador Elbio Volkweis (Patriota), apresentou duas indicações voltadas para o assunto durante a sessão dessa segunda-feira (27), na Câmara de Sinop.

Um dos pedidos trata sobre a construção da segunda via da Avenida dos Guarantãs, no trecho entre as avenidas Tarumãs e Dom Henrique Fröelich. O trecho da via em questão está localizado ao lado da reserva florestal R-7, próxima ao cemitério municipal, no bairro Jardim Maringá. Desde que a avenida foi construída, há mais de 20 anos, apenas uma das vias foi aberta. A preocupação em garantir a segurança no trânsito foi um dos fatores que levaram o parlamentar a pedir o término das obras.

“É um bairro antigo onde, além de ser muito utilizada pelos moradores, a avenida (dos Guarantãs) é uma via muito procurada pelos motoristas, pois dá acesso a outros bairros e até ruas de grande concentração de comércio, como a Tarumãs (avenida), por exemplo”, explicou Volkweis. “Sem falar que a via também dá acesso às escolas, hospitais, postos de saúde, em fim, é necessário que se construa essa pista, termine essa obra, para garantir segurança a quem trafega por ali”, pontou.

Outro pedido foi para a continuidade da avenida dos Pinheiros, entre os bairros Carandá e Aquarela das Artes. Volkweis lembrou que a avenida começa na BR-163 e corta a cidade de um lado a outro, interligando vários bairros, porém, é interrompida no bairro Carandá. Para ele, a continuidade da via, além de facilitar a vida dos motoristas, vai desafogar o trânsito em outros pontos da cidade.

“Hoje, quem mora naquela região dos bairros Aquarela das Artes, Florença, Itália, Aquarela Brasil, e muitos outros, enfrenta um grande congestionamento em horário de pico nas avenidas das Figueiras, Dom Henrique (Fröelich), por exemplo, pois são as principais vias de acesso entre o centro e os bairros”, observou. “A abertura da avenida dos Pinheiros nesse trecho, entre o Carandá e o Aquarela (das Artes), vai ser mais uma opção de acesso para esses bairros, desafogando outras avenidas e promover uma melhor mobilidade no nosso trânsito”, acrescentou.

As duas indicações foram aprovadas pelo plenário e agora serão encaminhadas às secretarias de Trânsito e Obras para que sejam analisadas e atendidas pelo Poder Executivo, responsável pela realização das obras.