Elbio pede criação de programa Farmácia Solidária

por Maria Helena Benedet/Assessoria Parlamentar — publicado 21/09/2023 18h51, última modificação 21/09/2023 18h51

Criar um programa para a coleta de medicamentos, evitar o desperdício e beneficiar pessoas de baixa renda. Foi pensando nisso que o vereador Elbio Volkweis (Patriota), apresentou na sessão de segunda-feira (18), na Câmara, uma indicação sobre o assunto.

Conforme a sugestão de Elbio, o programa “Farmácia Solidária” consiste na arrecadação das sobras de medicamentos, ou seja, remédios que não foram utilizados durante o tratamento mas que ainda estão dentro do prazo de validade. Esses medicamentos, de acordo com o programa proposto pelo parlamentar, devem ser repassados à população de baixa renda que não tem condições de pagar pelo fármaco.

“Muitas vezes as pessoas fazem um tratamento e, conforme a prescrição médica, nem todo o medicamento é utilizado mas também, não é jogado fora e vai parar numa gaveta. Só que a maioria desses remédios acaba perdendo o prazo de validade, pois não é utilizado”, explicou. “Precisamos lembrar que há muita gente que precisa e não tem condições de comprar o remédio receitado pelo médico. Então, por que não doar essa sobra e ajudar a quem precisa?”, questionou detalhando que “com o programa os remédios são selecionados, separados e entregues a população de baixa renda, evitando que acabem no lixo e, consequentemente, o desperdício”.

A indicação foi aprovada pelo plenário e será encaminhada a Prefeitura para que crie o programa e beneficie a população carente do município.