Elbio pede fechamento de vala com infraestrutura adequada para evitar alagamentos

por Maria Helena Benedet/Assessoria Parlamentar — publicado 25/05/2023 18h17, última modificação 25/05/2023 18h17

Foi pensando na saúde e na segurança do trânsito que o vereador Elbio Volkweis (Patriota), apresentou duas indicações na sessão dessa segunda-feira (22), na Câmara de Sinop.

Um dos pedidos é para que a Prefeitura canalize e feche a vala de escoamento das águas pluviais na avenida Flamboyants, em frente a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Lar dos Vicentinos, entidade que abriga idosos. O parlamentar observou que o local, além de propiciar a proliferação de insetos, principalmente, do mosquito transmissor da dengue, o que, segundo ele, coloca em risco a saúde dos alunos da Apae e dos idosos, aumenta o risco de gravidade em casos de acidentes.

“No entroncamento das avenidas Itaúbas e Flamboyants existe uma rotatória e ao fazer a curva alguns motoristas, por excesso de velocidade, perdem o controle dos veículos e acabam caindo nas valas aumento a gravidade do acidente e de ferimentos das vítimas”, detalhou. “Mas é preciso que, ao fecharem esses valetões (valas de escoamento), sejam colocados tubos que comportem o volume das águas (das chuvas), pois não adianta colocar tubos pequenos, como foi feito no passado, e no período de chuva a cidade vira aquele caos como ocorrem todos os anos”, alertou referindo-se ao alagamento das ruas devido a falta de capacidade de escoamento das águas.

O vereador também sugeriu a implantação de uma praça com infraestrutura — playground, bancos, calçadas e arborização — na rotatória do entroncamento das avenidas Flamboyants e Guarantãs. Volkweis destacou que “na região onde a rotatória está implantada, há muitos moradores e comércio, além de posto de saúde e hospital. Oferecer um local para o descanso de quem mora ou está por ali, é fundamental para o bem-estar da população”.

Os dois pedidos sugeridos pelo parlamentar foram aprovados e serão encaminhados à Secretaria de Obras para serem atendidos.