Elbio pede fechamento de valas para evitar transmissão de doenças e acúmulo de mato

por Maria Helena Benedet/Assessoria Parlamentar — publicado 31/08/2023 15h17, última modificação 31/08/2023 15h17

O fechamento da valas de escoamento das águas pluviais, na região central de Sinop, foi o pedido feito pelo vereador Elbio Volkweis (Patriota), na sessão de segunda-feira (28). A sugestão, apresentada por indicação, é para que a vala localizada na Avenida dos Ingás, no trecho entre as avenidas Júlio Campos e Tarumãs, seja tapada.

Conforme o vereador, embora as valas sejam condutores importantes para o escoamento mais rápido de grandes volumes de água, principalmente em dias de chuva, a falta de cuidado tem propiciado o acúmulo de sujeira. “Infelizmente as pessoas acabam jogando nesses valões muito lixo, garrafas pet, até móveis já foram vistos. Esse lixo se acumula e torna um local propício para o surgimento de animais, insetos transmissores de doenças”, alertou. “Sem falar o mato que acumula, fica feio”, acrescentou.

O vereador lembrou que “é preciso fechar essas valas mas colocar uma tubulação grande, que comporte um grande volume de água, pois as chuvas, a cada ano, estão cada vez mais volumosas. Ou concretá-las e fechá-las com grades para que o problema de alagamentos não se torne ainda pior do que já está hoje”.

A indicação foi aprovada pelo plenário e será encaminhada a Secretaria de Obras para análise e realização dos serviços, pois cabe ao município executar os pedidos feitos pelos vereadores.

Juntamente com o vereador Mário Sugizaki (Podemos), Elbio também apresentou um projeto de lei complementar que altera a lei que trata sobre a carreira dos profissionais da educação pública municipal. A proposta foi encaminhada às comissões competentes para receber pareceres e deve retornar a pauta nas próximas sessões.