Elbio pede implantação da coleta seletiva em Sinop

por Maria Helena Benedet/Assessoria Parlamentar — publicado 21/06/2023 17h15, última modificação 21/06/2023 17h15

O descarte seletivo do lixo pautou os trabalhos do vereador Elbio Volkweis (Patriota), na sessão dessa segunda-feira (19), na Câmara de Sinop. O parlamentar apresentou uma indicação que sugere ao Executivo a implantação da coleta seletiva no município e tire do papel, programas já existentes como por exemplo, a lei 2923/2021, que implementa a coleta seletiva nas escolas da rede municipal, aprovada pela Câmara.

Elbio destacou que é preciso dar o ponta pé inicial para criar a cultura da separação do lixo reciclável para que num futuro, o descarte do lixo tenha menor impacto ambiental.

“Muitas cidades aqui no Brasil estão bem adiantas em relação a coleta seletiva, mas foi um trabalho que começou lá traz e Sinop está atrasada em relação a isso. Já passou da hora de termos um programa amplo sobre a coleta seletiva, que atinga toda a população e o lixo reciclável possa ser aproveitado e não vá parar no meio ambiente ou nos aterros”, destacou. “Existe uma lei que aprovamos aqui que determina a implantação da coleta seletiva nas escolas para criar a conscientização nas crianças. Mas de nada adianta fazer na escola se o resto da população não é educada para isso e até a empresa que faz a coleta do lixo, não separa. É preciso que toda a cidade esteja engajada nesse processo para que sejamos exemplo para todos”, pontuou.

A indicação foi aprovada pelo plenário e agora será encaminhada as secretarias de Obras e Meio Ambiente para que seja analisada e executada, já que cabe ao município, a execução dos pedidos sugeridos pelos vereadores.