Elbio pede informações sobre construção de feiras livres e cobra nova área para cemitério

por Maria Helena Benedet/Assessoria Parlamentar — publicado 07/03/2023 17h15, última modificação 07/03/2023 17h13

A renovação do convênio para a construção de duas feiras livres e a viabilidade de uma nova área para a construção de um novo cemitério em Sinop, foram alguns dos assuntos que pautaram as matérias apresentadas pelo vereador Élbio Volkweis (Patriota), na sessão dessa segunda-feira (6), na Câmara. O vereador apresentou três requerimentos e duas indicações que foram aprovadas por unanimidade pela bancada.

Um dos requerimentos pede ao Executivo informações sobre a renovação do convênio com a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) para a construção de duas feiras livres no município. Em 2018, a Prefeitura firmou o convênio de R$ 2.086.500,00 com a superintendência, outros R$ 83.460,00 sairiam dos cofres municipais.

“No ano passado a Prefeitura renovou o convênio com a superintendência, aumentando apenas o valor da contrapartida do município, que antes era de R$ 83 mil agora passa de R$ 700 mil. Queremos saber sobre os custos dessas obras e a previsão para começar e terminar, pois também houve a prorrogação de mais um ano este convênio (até julho de 2023)”, informou acrescentando que “a cópia do termo aditivo da renovação do convênio também foi cobrada e será analisada”.

Em 2021, a empresa vencedora da licitação iniciou o processo para início das construções, mas os trabalhos não avançaram, pois a mesma desistiu de realizar as obras por defasagem de valores. Os espaços com toda a infraestrutura para realização de feiras livres serão construídos nas praças P-23, cruzamento das avenidas Palmeiras e Ingás, e P-09, cruzamentos das avenidas Sibipirunas e Jatobás.

Volkweis também pediu, por meio de requerimento, informações sobre a relação dos médicos que prestam serviços ao Instituto de Gestão de Políticas Públicas (IGPP), bem como cópias dos processos de pagamentos. Em parceria com o vereador Mário Sugizaki (Podemos), Elbio também cobrou informações sobre os contratos 124/2022 e 160/2022, que estão relacionados a coleta de lixo no município.

Já o pedido para a viabilização de uma área para a implantação de um novo cemitério em Sinop, foi feito pelo parlamentar por meio de indicação. Elbio destacou que o único espaço do município para sepultamentos está com a capacidade total e não há mais espaços para novos sepulcros. “O nosso cemitério não comporta mais novos túmulos, daqui uns dias vão enterrar gente em cima de gente. É necessário que se faça este estudo junto aos órgãos competentes sobre a viabilidade de uma nova área onde possamos enterrar nossos entes queridos”, pontuou.

O vereador cobrou ainda o conserto do aparelho de ar condicionado da sala de recepção da Unidade de Saúde Básica José Marchei Júnior, no bairro Jardim Paraíso. Elbio lembrou que o eletrodoméstico está quebrado há meses e pacientes que buscam atendimento no posto reclamam do calor, pois o sol forte invade a sala no período da tarde.

Todos os pedidos feitos pelo vereador serão encaminhados às pastas competentes para serem analisados e atendidos pelo Executivo.