Elbio pede realização de estudo para mudar terminal de ônibus em Sinop

por Maria Helena Benedet/Assessoria Câmara Municipal — publicado 07/12/2023 19h58, última modificação 07/12/2023 19h58

Entre as matérias analisadas e votadas pleos vereadores na sessão dessa segunda-feira (4), na Câmara, está a indicação do vereador Elbio Volkweis (PRD), que trata sobre a mudança do Centro Integrado de Sinop. O parlamentar sugeriu ao município que realize um estudo para a mudança do terminal de ônibus, localizado no cruzamento das Avenidas Júlio Campos e Itaúbas, no Centro da cidade. O parlamentar lembrou que o local onde o embarque e desembarque de passageiros está implantado, aumenta o risco de acidentes.

“O lugar onde o terminal foi construído deixou de ser apropriado, pois a cidade cresceu e hoje temos um grande volume de tráfego de veículos e de pedestres naquela região”, apontou. “Como existe o trânsito de veículos grandes, as manobras feitas pelos ônibus, aumenta o risco de acidentes, pois tem muito carro e pedestre transitando. Então, é preciso tirar o terminal dali e colocar num lugar mais seguro, tanto para quem utiliza o espaço quanto para aqueles que transitam na rua”, ponderou sugerindo que no local atual seja feita a reurbanização.

O vereador também apresentou a indicação que sugere ao município a capacitação de profissionais da educação em primeiros socorros. A medida, conforme o pedido, visa promover segurança e bem estar aos ambientes escolar e de recreação, pois o risco de acidentes com crianças é iminente o que torna grande a necessidade de pessoas preparadas na prestação dos primeiros socorros. “É uma medida essencial para garantir uma resposta rápida e eficaz em situações de emergência, podendo salvar vidas e prevenir danos mais graves”, traz a mensagem da indicação.

O projeto de lei complementar 010/2023, que trata sobre a adequação de carga horária, de 30 para 40 horas semanais, para servidores que ocupam cargos de direção ou coordenação em escolas municipais, acabou sendo retirado de pauta devido ao pedido de vistas feito pelo presidente da Câmara, Paulinho Abreu (PL). O projeto assinado em parceria com o vereador Mário Sugizaki (Podemos), tinha por objetivo corrigir o artigo 46 da lei complementar 62/2011.

Conforme traz trecho da mensagem ao projeto, o artigo “estabelece erroneamente ao professor da rede municipal que recebe por 30 h/a, mas que exerce a função de coordenador pedagógico e diretor, fazendo jus apenas ao enquadramento de dedicação exclusiva, mas sem ao recebimento devido ao equivalente a 40 h/a efetivamente trabalhadas”. A proposta recebeu parecer contrário das comissões de Justiça e Redação, Fianças, Orçamento e Fiscalização, Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia, Desporto e Assistência Social, seguindo o parecer jurídico da Casa.

“O que a gente quer é fazer justiça a esses profissionais, diretores e coordenadores, que se dedicam às escolas e recebem as mesmas 30 horas/aulas como todos os outros. Estão lá de segunda a sexta e as vezes até nos finais de semana, ou seja, dedicação total a escola que trabalham e não recebem por isso. É injusto”, observou Elbio.

Já o projeto que trata sobre a implantação da Semana Municipal para Conscientização e Apoio aos Portadores da Doença de Alzheimer, foi aprovado em terceira e última votação. Conforme o projeto, as ações acontecerão na terceira semana de setembro de cada ano e informações como: sintomas, formas de tratamento, prevenção e cuidados, deverão ser explanados por meio de seminários, palestras, encontros e atividades sociais. A proposta agora será encaminhada ao prefeito Roberto Dorner para ser sancionada e aplicada.