Elbio pede sistema cicloviário para melhorar trânsito e garantir segurança

por Maria Helena Benedet/Assessoria Parlamentar — publicado 05/09/2023 17h09, última modificação 05/09/2023 17h09

Foi pensando em melhorar o trânsito de Sinop e promover mais segurança aos ciclistas que o vereador Elbio Volkweis (Patriota), apresentou uma indicação durante a sessão dessa segunda-feira (4), na Câmara. A sugestão do parlamentar é para que a Prefeitura crie um sistema cicloviário no município, interligando as regiões da cidade.

Elbio destacou que há muitas pessoas e atletas, principalmente amadores, que praticam ciclismo pelas ruas do município ou usam a bicicleta como principal meio de transporte. Segundo ele, a falta de um espaço seguro para circulação coloca em risco a vida dos usuários.

“Hoje, tem muita gente que anda de bicicleta na nossa cidade, até mesmo porque as condições do solo facilitam por ser uma cidade plana. Mas é preciso pensar na segurança dessas pessoas, pois, o fluxo de veículos é muito grande e, sem uma ciclovia, muitos são obrigados (ciclistas) a transitar pelas ruas, ao lado de carros, caminhões, colocando em risco a própria vida”, alertou. “Um sistema cicloviário, além de proporcionar segurança, vai organizar o trânsito e diminuir a poluição, pois muitos poderão aderir a bicicleta, que tem poluição zero, como transporte”, pontuou.

A indicação passou pelo plenário, com aprovação unânime, e agora será encaminhada a Secretaria de Obras para avaliar a sugestão e decidir quanto a criação.

O vereador também apresentou um projeto de lei complementar, em parceria com o vereador Mário Sugizaki (Pode), que altera a lei 061/2011, que trata sobre a carreira dos profissionais da educação básica do município. O projeto foi encaminhado às comissões para receber os pareceres e deve retornar à pauta.