Elbio propõe criação de semana municipal para esclarecer sobre doença que atinge mais de 1 milhão de pessoas

por Maria Helena Benedet/Assessoria Parlamentar — publicado 23/11/2023 19h19, última modificação 23/11/2023 19h19

Promover o amplo conhecimento sobre a doença de Alzheimer. É com esse objetivo que o vereador Elbio Volkweis (Patriota), apresentou na Câmara, um projeto que institui a Semana Municipal para Conscientização e Apoio aos Portadores da Doença de Alzheimer. A proposta, que entrou para primeira votação, foi votada na sessão de terça-feira (21).

Conforme o projeto, as ações acontecerão na terceira semana de setembro de cada ano. Informações como sintomas, formas de tratamento, prevenção e cuidados, deverão ser explanados por meio de seminários, palestras, encontros e atividades sociais para a troca de informações.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), no Brasil, a estimativa é que cerca de 1,2 milhão de pessoas vivam com algum tipo de demência, com uma alta de 100 mil casos por ano. A falta de informações sobre a doença tem sido um dos problemas enfrentados pelas famílias que vivem com pessoas com Alzheimer. Foi justamente mudar essa realidade que o vereador apresentou o projeto.

“O Alzheimer é uma doença silenciosa e que vai se agravando ao longo do tempo, principalmente com a idade, por isso os idosos são os mais acometidos. Por isso é preciso ficar atento aos sintomas, porém, muita gente não sabe como são e como lidar com isso e quem procurar (auxílio médico)”, observou Elbio. “Se dedicarmos uma semana para prestar esses esclarecimentos, com certeza, muitos pacientes terão um diagnóstico mais cedo e começar o tratamento mais cedo também, embora seja uma doença incurável, mas terão mais qualidade de vida, principalmente para os familiares que vão saber como lidar”, ressaltou sobre a importância da divulgação sobre a doença. Para ser sancionado e virar lei, o projeto ainda precisa ainda de, pelo menos, mais uma votação.

Na sessão, também foram aprovadas as emendas impositivas apresentadas pelo parlamentar. Mais de R$ 1 milhão foi dividido entre 24 entidades como Lar dos Vicentinos, Madre Vaninni, Orfanato Menino Jesus, Associações de Deficientes Físicos e Visuais, Caopa, Refecs, entre outras. As emendas impositivas são recursos que os vereadores destinam as entidades e o município é obrigado a repassar o dinheiro, que auxilia no desenvolvimento de projetos realizados pelas instituições.

Volkweis também apresentou duas indicações, a que pede a instalação de uma faixa elevada em frente ao EMEI São Francisco de Assis, e outra sobre a implantação de campanhas de orientação a idosos sobre golpes praticados no comércio eletrônico, internet, ligações e mensagens virtuais. As propostas também passaram pelo crivo da bancada parlamentar e foram aprovadas.