Elbio quer implantação de programa para descobrir talentos esportivos em Sinop

por Maria Helena Benedet/Assessoria Parlamentar — publicado 19/04/2023 18h39, última modificação 19/04/2023 18h39

A implantação do programa Pequenos Atletas foi uma das indicações apresentadas pelo vereador Elbio Volkweis (Patriota), na sessão dessa segunda-feira (17), na Câmara de Sinop. O pedido do parlamentar tem como objetivo descobrir talentos e incentivar a prática de esportes.

Conforme o ante projeto apresentado por Volkweis, o município poderá firmar parcerias com instituições esportivas públicas ou privadas que fomentem a prática de esportes e, assim, abrir espaço para que os alunos da rede municipal mostrem suas habilidades e sejam descobertos para o mundo dos esportes.

“O programa permite que o município faça competições esportivas nas escolas e, as crianças que se destacarem em algum esporte, recebam incentivos, seja por meio de programas sociais ou a iniciativa privada, para participar de competições fora daqui”, detalhou. “Sabemos que o desenvolvimento humano é uma busca que deve ocorrer desde os primeiros anos de vida e o esporte é um forte aliado neste objetivo”, pontuou.

Em parceria com o vereador Mário Sugizaki (Podemos), Elbio também apresentou, extra-pauta, o requerimento que solicita a Secretaria de Saúde, informações sobre a usina de oxigênio, doada pela Usina Hidrelétrica (UHE) de Sinop, em contrapartida social pela exploração energética do rio Teles Pires, instalada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

O requerimento pede informação sobre relatório de produção mensal a partir da data de instalação; locais que são abastecidos com oxigênio produzido pela usina instalada na UPA, inclusive na unidade, e caso ainda não seja utilizado, os motivos para não utilização.

Conforme Elbio, as informações colhidas na UPA dão conta de que, o oxigênio produzido pela usina, não serve para ser instalado na rede de distribuição do gás dentro da UPA e o engarrafamento só pode ser feito em cilindros.

“O esquisito é que a máquina deveria ter mais podeira do que na rua no tempo da seca (período de estiagem) em Sinop. Era nítido que aquela máquina não estava sendo usada”, afirmou referindo-se a ao não funcionamento dos equipamentos. “Por que não usar? Uma usina é diferente uma da outra? O niple (conector) de onde faz a conexão, era nítido que nunca foi usado, nunca foi colocado uma chave lá”, afirmou lembrando que a época em que a usina foi entregue ao município foram feitos eventos, tanto na entrega, quanto na instalação dos equipamentos.

O vereador também apresentou a indicação que pede a construção de uma travessia (faixa) elevada em frente ao hospital e maternidade Jacarandás. De acordo com o parlamentar, o local tem grande fluxo de veículos e pedestres e o objetivo é garantir maior segurança para aqueles que precisam atravessar as vias.

Todos os pedidos apresentados por Elbio passaram pela bancada parlamentar e foram aprovados. As sugestões serão encaminhadas às pastas competentes para serem analisadas e atendidas pelo Executivo.