Elbio sugere implantação de CAP’s para atender usuários de álcool e drogas

por Maria Helena Benedet/Assessoria Parlamentar — publicado 05/04/2023 17h29, última modificação 05/04/2023 17h29

A necessidade de implantar em Sinop um Centro de Atenção Psico Social (CAPS) para atender exclusivamente pacientes dependentes químicos (álcool e drogas) foi apontada pelo vereador Elbio Volkweis (Patriota), na sessão dessa segunda-feira (3), na Câmara.

Segundo o vereador, hoje, o município conta com unidades nível 1, onde oferecem apenas atendimentos básicos, com psicólogos, médicos e atendentes. Elbio lembrou que pacientes com os mais diversos tipos de necessidades psicológicas são acolhidos nos centros e a implantação de uma unidade específica para atender dependentes químicos vai proporcionar mais segurança aos profissionais e pessoas que frequentam as unidades.

“Muitos usuários de drogas ou álcool que procuram os CAP’s em busca de atendimento, precisam de um acompanhamento específico devido a condição psicológica que passam pelo momento. Então, para evitar maiores problemas e até mesmo garantir maior segurança (de todos) é preciso implantar um CAP’s, com profissionais preparados para atender qualquer tipo de emergência, como um surto, por exemplo, exclusivamente para usuários químicos e de álcool”, justificou. “É grande o número de pessoas que, infelizmente, fazem uso dessas drogas e que precisam de um acolhimento mais específico, por isso a necessidade urgente de criar um centro direcionado para esse tipo de necessidade médica”, ressaltou.

Outro pedido feito por Elbio foi a construção de uma pista de caminhada e ciclovia ao longo da avenida Alexandre Ferronato. A via, conforme o parlamentar, é o principal acesso ao Centro de Eventos e órgãos públicos, além de faculdades (pública e privada), bairros, shopping e comunidades rurais, o que torna a região de grande fluxo de veículos. “É preciso garantir segurança para pedestres e ciclistas que utilizam a avenida, pois é grande quantidade de veículos que trafegam por ali, principalmente, no horário de pico”, destacou quanto a necessidade da implantação das obras.

Os dois pedidos foram feitos por meio de indicações que passaram pelo crivo da bancada parlamentar. Agora, serão encaminhados às Secretarias de Saúde, Obras e Trânsito, respectivamente, para que sejam analisados e atendidos.