Elbio sugere uso de massa asfáltica com borracha para reduzir custos e poluição do meio ambiente

por Maria Helena Benedet/Assessoria Parlamentar — publicado 13/09/2023 17h44, última modificação 13/09/2023 17h44

Na sessão de segunda-feira (11), o vereador Elbio Volkweis (Patriota), apresentou duas indicações: uma que sugere o uso de massa asfáltica composta por borracha e outra sobre a identificação de veículos oficiais. Os dois pedidos do parlamentar foram votados pelo plenário e aprovados.

Conforme Elbio, o uso de massa asfáltica que leva em sua composição borracha, proveniente de reciclagem de pneus, além de ajudar na diminuição da poluição do meio ambiente, vai proporcionar economia ao município já que o material traz benefícios quanto a utilização.

“Fizemos uma pesquisa e o uso de pó de borracha proporciona mais elasticidade na liga asfáltica e aumenta, em 40 por cento, a resistência do asfalto em relação ao pavimento tradicional. Isso vai garantir mais durabilidade, ou seja, mais vida útil do asfalto, com redução de buracos, deformações provocadas pelo peso dos veículos, principalmente dos caminhões que levam toneladas e, consequentemente, menos gastos para os cofres públicos”, explicou. “E de quebra, dá um destino útil aos pneus que hoje tem uma boa parcela na poluição do meio ambiente”, acrescentou.

Sobre a identificação da frota veicular do município, o vereador destacou que a medida é necessária para garantir que os bens sejam utilizados de maneira correta durante o uso em serviço inibindo possíveis desvios de função. No pedido, Volkweis solicita que informações como: brasão do município, indicação numérica e logomarca e a frase “uso exclusivo em serviço”, sejam destacados.