Em Audiência Pública, Câmara debate educação infantil em tempo integral

por Igor Marangon publicado 16/08/2023 13h46, última modificação 16/08/2023 13h46

A Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Desporto e Assistência Social da Câmara Municipal de Sinop realizou, na tarde desta terça-feira (15), um debate com o tema “Educação Infantil em tempo integral: Desafios e Perspectivas”. A discussão em Audiência Pública foi presidida pela vereadora Professora Graciele (PT), presidenta da Comissão.

O evento contou com a participação da Eliane Carvalho, presidente da subsede de Sinop do Sintep, Tania Nunes, Coordenadora de Legislação e Controle Social da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, Irene Beber, professora doutora da Unemat, Valdeir Pereira, Presidente do Sintep Estadual, Élide Pavanelli, professora e representante dos pais e mães de alunos. Estiveram presentes também os vereadores Moisés do Jardim do Ouro (PL) e Elbio Volkweis (Patriota).

Nossa ideia é estabelecer uma cultura de debater a educação infantil porque sabemos que a implantação do tempo integral não se faz em um passe de mágica. Sabemos que há sempre uma equipe no município voltado a esse debate, seja na Secretaria de Educação, nos Sindicatos, seja a Universidade. Sinop progrediu e avançou muito na questão da qualidade da educação infantil, mas, por outro lado, regredimos no aspecto que é a oferta da educação em tempo integral. Por isso é importante retomarmos esse debate”, afirmou a vereadora Professora Graciele.

Segundo dados apresentados durante a audiência, atualmente Sinop conta com 8373 alunos da Educação Infantil, sendo 3351 de creches e 5022 matriculados na pré-escola. Outro dado destacado é a média de crianças nascidas no município, que em 2020 era de 261 crianças por mês, 2021 passou para 279, e em 2022 foram 293 nascimentos a cada mês. Conforme a legislação, toda criança, a partir do seu nascimento, passa a ter direito a educação.

Todos sabemos que o ideal é a educação infantil em tempo integral, mas com a crescente demanda que temos e que vem aumentando, continua difícil. Enquanto secretaria ficamos felizes que esse debate esteja acontecendo porque não está longe das nossas vistas, nós também temos essa preocupação”, declarou a Coordenadora de Legislação e Controle Social da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, Tania Nunes.

Sou mãe de duas crianças que frequentam a rede municipal e eles recebem uma educação de muita qualidade, mas vejo que de modo geral é só meio período, e isso é uma pena. O questionamento que fica quando olhamos os números é: Onde as crianças do município estão quando elas não estão na escola? Quem abre mão da carreira profissional quando as crianças são pequenas? Quantos homens pais deixaram de trabalhar quando tiveram seus filhos? E quais são as oportunidades de emprego em Sinop para meio período? São questionamentos que devem passar quando falamos de educação infantil em tempo integral, pois ela impacta diretamente a vida, principalmente, das mulheres mães”, reforçou Élide Pavanelli.

As discussões apresentadas na audiência pública devem caminhar para a realização de um fórum que debata e apresenta soluções urgentes para a questão. A Comissão da Câmara, que conta ainda com a participação do vereador Celsinho do Sopão (Republicanos) e Célio Garcia (União), acompanhará e pretende ampliar o debate no município.