Em Brasília, vereadores discutem emancipação da UFMT com senadores

por Igor Marangon e Maria Helena Benedet/Assessoria Câmara Municipal — publicado 23/03/2022 18h55, última modificação 01/04/2022 13h56

A emancipação do Campus de Sinop da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) foi o assunto discutido entre os vereadores Célio Garcia (União), Elbio Volkweis (Patriota), Mario Sugizaki (PODE) e Paulinho Abreu (PL), em um encontro com o senadores Carlos Fávaro (PSD) e Jayme Campos (União), em Brasília, na tarde desta quarta-feira (23). Participaram da conversa ainda, o Pró-reitor do Campus, Fábio José Lourenço, e o diretor Carlos César Breda. 

Carlos Fávaro  é autor do Projeto de Lei que possibilita a emancipação e criação da Universidade Federal do Nortão de Mato Grosso. Na reunião, os senadores reforçaram o apoio pela emancipação e falaram da importância que essa conquista trará para a região.  

“A universidade federal em Sinop, têm por excelência, feito um brilhante trabalho, levando uma educação de qualidade para a população de toda a região. A emancipação é um anseio, um desejo e um compromisso de toda a bancada federal”. 

Em uma análise prévia, o Ministério da Educação prevê a necessidade de criação de aproximadamente 300 novos cargos administrativos e um investimento superior a R$ 8 milhões, com a descentralização da universidade. 

“Essa descentralização administrativa é uma independência que dará mais autonomia para que a Universidade realize seu trabalho. É preciso pensar no futuro. Muitos jovens serão beneficiados com essa emancipação, que proporcionará um crescimento ainda maior da nossa região. Essa será uma conquista não só para Sinop, mas para todos os municípios vizinhos”, afirmou o presidente do Legislativo sinopense, Elbio Volkweis. 

Os senadores propuseram que se realize, em breve, uma reunião com os ministros da Economia e Educação, além de uma visita ao Palácio do Planalto para dialogar com o Presidente da República, com objetivo de viabilizar o projeto. Os vereadores buscam também unir forças políticas com a bancada mato-grossense na Câmara Federal.

“Essa é uma luta que não podemos deixar parada. A criação da Universidade Federal do Nortão de Mato Grosso trará mais autonomia e investimentos em ensino para o município, que já é um pólo educacional do Estado”, afirmou o vereador Mário Sugizaki. 

Atualmente, a UFMT em Sinop oferece 11 cursos de graduação para mais de 3,2 mil alunos, além de cinco programas de cursos de pós-graduação.

Visita à Brasília

A comitiva de vereadores cumpre agenda na Capital Federal desde a última terça-feira (22). Na Câmara Federal, os parlamentares se reuniram com o deputado Emanuel Pinheiro Neto (PTB), e solicitaram recursos, por meio de emenda parlamentar, para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no bairro Gente Feliz. 

Na manhã desta quarta, os vereadores também estiveram na Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para resolver um impasse quanto à contratação de um fiscal do governo federal para atender a exportação de carnes em Sinop.