Em Brasília, vereadores entregam demandas da Frente Parlamentar MT-PA

por Assessoria Câmara Municipal — publicado 06/10/2021 15h52, última modificação 06/10/2021 15h52

A Frente Parlamentar de Vereadores MT-PA se reuniu na manhã desta de quarta-feira (06) com deputados e senadores dos dois estados para entregar a Carta de Novo Progresso. O encontro aconteceu na sede da Frente Parlamentar da Agropecuária - FPA, em Brasília. 

A Carta de Novo Progresso foi elaborada durante o encontro da Frente Parlamentar de Vereadores realizado em agosto, com 23 municípios do Pará e de Mato Grosso, e apresenta demandas da causa indígenas, regularização fundiária, produção com sustentabilidade ambiental, logística e vulnerabilidade social. Entre as reivindicações apresentadas, está a viabilização e ampliação do debate para a instalação da Ferrovia Ferrogrão. 

“Falar de Ferrogrão, de BR-163, de regularização fundiária, dos nossos garimpos, é falar de desenvolvimento. Quantos anos estamos nessa briga? Esse encontro com os parlamentares é importante para que todos os congressistas, tanto do Pará quanto de Mato Grosso, possam conhecer as principais necessidades e ajudar na luta para o desenvolvimento social e econômico da nossa região”, lembrou o presidente da Câmara Municipal de Sinop, Elbio Volkweis (Patriota). 

Também estiveram presentes os vereadores Paulinho Abreu (PL) e Professor Mário (PODE). Participaram do encontro vereadores de Sinop, Sorriso, Nova Ubiratã, Santa Rita do Trivelato, Nova Santa Helena, Novo Progresso, Santarém, Trairão,  Belterra, Itaituba e Jacareacanga.

O vereador Professor Mário aproveitou o encontro para pedir apoio para a implantação da Universidade Federal do Nortão de Mato Grosso. “Precisamos do apoio da bancada mato-grossense para apoiar este projeto. Já existe uma boa relação e a possibilidade através do ministério, mas precisamos do apoio dos parlamentares para esta conquista que será importante para toda a região norte do estado. Nós temos 3 mil estudantes, formamos cerca de 500 profissionais por ano. A criação é uma conquista importante e necessária para a região”, reforçou.  

Os parlamentares também entregaram a Carta de Novo Progresso à ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.