Em requerimento, Mário pede informações sobre mapeamento da UBS Sabrina

por José Roberto Gonçalves/Assessoria Parlamentar — publicado 01/03/2023 15h36, última modificação 01/03/2023 15h36

O vereador Mário Sugizaki (PODEMOS) apresentou, na 3ª Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira (27), requerimento pedindo informações sobre a Unidade Básica de Saúde (UBS) Sabrina, localizada no Residencial Sabrina.

O objetivo é que a Secretaria de Saúde envie o mapeamento da área de abrangência/cobertura da unidade, bem como quantos e quais bairros são efetivamente atendidos e quantos Agentes Comunitários de Saúde (ACGs) estão lotados.

Verificamos in loco que havia um número de funcionários abaixo do que está descrito em contrato para atender a uma região muito ampla, no qual nem mesmo os servidores sabiam dizer com exatidão a área de abrangência e o quantitativo de população atendida”, explicou o vereador. O requerimento foi encaminhado à secretária da Pasta, Daniela Galhardo.

Em outro requerimento, Sugizaki pede informações quanto à equiparação salarial do piso municipal em consonância com o nacional, ditado pelo magistério da educação básica. “Queremos saber se já está equiparado ao exercício 2023 e, se não está, quando será feita essa equiparação”, completou. O pedido foi encaminhado às secretárias de Planejamento, Adriana Casturno, e de Administração, Silvia Cristina Oliveira.

Lista de Estagiários

No terceiro requerimento apresentado pelo vereador na sessão, Mário Sugizaki pediu à Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, informações sobre a lista de estagiários contratados nos termos do Contrato nº 099/2022, onde conste nome completo, carga horária, qualificação profissional e lotação.

Moção de Aplauso

O vereador aproveitou para conceder duas Moções de Aplauso a pessoas e entidades representativas de Sinop. A primeira delas foi para a advogada e educadora Nívea Melhorança Bicalho, especialmente por levar o nome de Sinop diretamente à ONU (Organização das Nações Unidas). Indicada pela BPW Brasil, ela será signatária do Pacto Global na Plataforma dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) para a Agenda 2030 – será em março, em Nova Iorque, Estados Unidos.

É uma honra poder agraciar uma pessoa que tanto faz por Sinop, há muitos anos, e que agora estará levando nosso nome para o âmbito global”, comentou o vereador.

Aliás, Dra. Nívea faz parte da BPW (Business Professional Women) Sinop, entidade que dá apoio e suporte às mulheres em cargos de poder em diversas áreas de atuação. E esta também foi agraciada com a Moção de Aplauso pelos serviços prestados.

Iniciada em junho do ano passado, a BPW Sinop foi fundada por Cynthia Costamilan para apoiar e dar suporte de evolução permanente às mulheres empreendedoras e de cargos diversos. “Em pouco tempo, a BPW Sinop conquistou um espaço importante de protagonismo, inclusive, indicando a Dra. Nívea a uma cadeira no ministério da mulher”, destacou o parlamentar.

Indicações

Na sessão desta segunda-feira, Mário Sugizaki também apresentou duas indicações. Em uma, cobra a poda de árvores e manutenção corretiva da iluminação pública da pista de caminhada da área verde (Reserva 7), situada na Avenida Dom Henrique Froehlich (em frente ao Cemitério). O objetivo é garantir melhor visibilidade e segurança aos cidadãos que transitam e praticam atividades físicas nesta região.

O vereador também pediu a conclusão da malha asfáltica no entroncamento da Estrada Claudete com a Avenida Joaquim Socreppa (antiga Perimetral Sul). As indicações foram encaminhadas ao prefeito Roberto Dorner e aos secretários de Obras, Remídios Kuntz, e de Meio Ambiente, Ivete Franke.