Entra em vigor Lei que institui Árvore Digital movida à energia solar

por Roneir Correa de Menezes publicado 18/03/2020 16h29, última modificação 18/03/2020 16h29
Entra em vigor Lei que institui Árvore Digital movida à energia solar

Assessoria Câmara Municipal

A Lei 2.828/2020 que cria a tecnologia sustentável denominada de Árvore Digital, foi sancionada pela prefeita Rosana Martinelli (PL) na última semana e publicada na edição do Diário Oficial do Estado de Mato Grosso, que circula nesta quarta-feira (18).

A lei autoriza a Prefeitura Municipal de Sinop conceder à iniciativa privada, os espaços públicos para instalação de um equipamento que permita aos moradores carregarem seus aparelhos portáteis, inclusive celulares, e também conectar internet via wi-fi para diversos dispositivos móveis.

Para que tenha total eficácia, os equipamentos deverão fornecer entradas USB a fim de que todos os moradores de Sinop tenham a condição de recarregarem seus aparelhos celulares, tabletes, notebook e afins.

Os aparelhos denominados de “Árvore Digital” poderão ser instalados em parques, praças, clubes, áreas de lazer, biblioteca municipal, unidades hospitalares, Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas entre outros. O uso do aparelho será gratuito para sociedade.

A nova lei é de autoria do vice-presidente da Câmara Municipal de Sinop, vereador Leonardo Visera (PP) que ressalta que a concessão será feita por meio de um processo licitatório, destinado às empresas que desejam apresentar projetos de instalação desses equipamentos.

Para ele a lei tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da economia de energia elétrica e incentivar o uso de uma energia renovável, que é a proporcionada pelo sol.

“Moramos em uma região onde o sol é presente todos os dias do ano em uma intensidade considerável. Investir em uma energia solar não é somente economizar com a energia elétrica, mas sim preservar o meio ambiente, uma vez que a eletricidade comum é produzida a partir de usinas hidrelétricas instaladas dentro de rios. Esse modelo muda o curso natural do rio, bem como agride a vivência de animais nativos e degradam as florestas”, ressaltou.

A partir de agora os empresários interessados, poderão procurar a sede da prefeitura para manifestar interesse no projeto, que levará o executivo a lançar o edital que regerá a tecnologia.