Executivo apresenta Plano de Gestão de Resíduos da Construção Civil aos vereadores

por Assessoria Câmara Municipal — publicado 09/08/2023 17h32, última modificação 09/08/2023 17h32

A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável apresentou, na tarde desta quarta-feira (09), o diagnóstico e o prognóstico do Plano Municipal de Gestão de Resíduos da Construção Civil (PMGRCC) aos vereadores da Câmara Municipal de Sinop. O encontro realizado na Casa de Leis contou com a participação da Secretaria Municipal Ivete Mallmann Franke.

O diagnóstico da gestão dos resíduos da Construção civil tem por objetivo estabelecer diretrizes e regulamentar a atuação dos diversos agentes envolvidos na cadeia da construção civil, além de garantir a destinação ambientalmente adequada dos resíduos gerados por construções. A proposta é contribuir para a redução dos impactos ambientais e estabelecer um plano para recuperação do depósito da Estrada Adalgisa. O estudo possui validade de 10 anos.

Conforme os dados da Secretaria, três métodos foram utilizados para a realização do estudo. Com os resultados, a próxima etapa é elaborar um plano de ações para a gestão adequada dos resíduos.

Entre as propostas apresentadas no prognóstico, o Poder Executivo pretende criar ecopontos para a coleta de Resíduos da Construção Civil para pequenos geradores, além de um sistema de comunicação e denúncia de infração aberto a população. Outro passo importante é, em parceria com o Legislativo Municipal, a elaboração e aprovação de uma Lei para regulamentar o PMGRCC, com atenção aos pequenos e grandes geradores de resíduos.

Participaram da reunião os vereadores Celsinho do Sopão (Republicanos), Luis Paulo da Gleba (PROS), Lucinei Amaro (MDB), Juventino Silva (PSB), Elbio Volkweis (Patriota), Célio Garcia (União), Moisés do Jardim do Ouro (PL), e o presidente da Casa, Paulinho Abreu (PL).