Governador informa vereadores que UTIs do Regional devem ser reabertas em 10 dias

por Marco Stamm — publicado 23/02/2021 22h45, última modificação 24/02/2021 00h20

Daniel Meneguini

Uma comitiva formada pelos vereadores Juventino Silva (MDB), Lucinei Amaro (MDB), Moisés do Jardim do Ouro (PL), Toninho Bernardes (PL), Paulinho Abreu (PL), Adenilson Rocha (PSDB), Professor Mário (Podemos), Ademir Debortoli (Republicanos), Celsinho do Sopão (Republicanos), Célio Garcia (DEM) e Luís Paulo da Gleba (PROS) se reuniu nesta terça-feira (23) com o deputado federal Juarez Costa (MDB), deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa Dilmar Dal Bosco (DEM) e com o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM) para cobrar a reabertura de dez Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dedicadas ao atendimento para Covid-19 em Sinop e voltam para casa com a notícia de que os leitos deverão estar disponíveis em no máximo dez dias.

A garantia foi dada pelo governador Mauro Mendes, que informou já ter contratado a empresa responsável por gerir os leitos e que agora aguarda a tramitação legal para reativação das UTIs. “Depois de quatro tentativas de contratar a empresa conseguimos, agora, lograr êxito. Hoje recebemos aqui o deputado Juarez, o deputado Dilmra Dal Bosco, nosso líder na Assembleia, e passei, oficialmente a eles esta informação: dentro dos próximos dias, se Deus quiser, o quanto antes possível, o Governo está correndo muito com isso, e nós queremos ter lá estes dez leitos reativados no Hospital Regional de Sinop para atender à cidade e toda região”, declarou.

Os vereadores ainda cobraram uma posição do Governo em relação à realização de cirurgias eletivas de média e alta complexidade, que estão suspensa em razão da pandemia do novo Coronavírus. A resposta de Mauro Mendes também foi positiva e indica que a retomada em Mato Grosso deve começar pela região de Sinop, que tomou iniciativa de procurar o Estado para demonstrar interesse em fazer parceria.

Nós estamos, neste momento, negociando com o consórcio regional do Teles Pires, quase 4 mil cirurgias para serem liberadas para atender em diversas especialidades. Esta negociação é com os prefeitos e com o consórcio regional. Nos próximos dias, ou próximas semanas, isso deve estar sendo autorizado para começar estas cirurgias ali na região, e em todas regiões de Mato Grosso também. Estamos iniciando por ali porque o Consórcio [Teles Pires] foi mais proativo, nos procurou e teve iniciativa. Agora nós vamos expandir este modelo para outras regiões e outros consórcios dentro de todo Mato Grosso”, completou Mauro Mendes.

RESIDENCIAL NICO BARACAT - Em outra agenda, os vereadores Ademir Debortoli, Adenilson Rocha, Toninho Bernardes e Moisés do Jardim do Ouro foram até a Gerência de Habitação da Caixa Econômica Federal buscar informações sobre a liberação de habitação dos imóveis do residencial Nico Baracat, pendentes de adequações referentes à rede de esgoto.

Diferente da pauta com o Governo, o resultado não foi satisfatório. A Caixa ainda depende de análise do projeto proposto pela construtora e não tem previsão de liberação dos apartamentos.