Graciele homenageia Horta Comunitária Agroecológica

por Igor Marangon publicado 27/02/2024 17h45, última modificação 27/02/2024 17h45

A vereadora Professora Graciele (PT) apresentou três moções de aplausos para homenagear atividades relacionadas à agroecologia e agricultura familiar de Sinop. As homenagens foram entregues durante a terceira sessão ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na segunda-feira (26).

Uma das entidades homenageadas foi a Cooperativa de Agricultura Familiar de Sinop (COOPERAFS), pelo seu comprometimento com a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável. Em fevereiro de 2024, a COOPERAFS obteve a autorização para comercializar produtos orgânicos, ampliando sua atuação para as escolas da região.

Outra honraria foi entregue às famílias que obtiveram a Declaração de Cadastro de Produtor, vinculada à Organização de Controle Social (OCS), em reconhecimento ao trabalho árduo realizado pelos seus membros, que possibilitou a conquista dessa declaração.

Por fim, também foi homenageada a Associação Arte Singular de Economia Solidária (AASECS), pela sua iniciativa emblemática de implantar a Horta Comunitária Agroecológica, localizada no bairro Bom Jardim.

A Horta Comunitária contribui significativamente para a promoção da segurança alimentar e do ecodesenvolvimento sustentável em nossa comunidade, porque através dela, as famílias têm a oportunidade de cultivar alimentos sem o uso de agrotóxicos, seguindo os princípios da agroecologia. Além disso, também se tornou um espaço de integração comunitária, unindo diferentes entidades e pessoas em torno de um objetivo comum: a segurança alimentar”, declarou Professora Graciele.

Durante a sessão, a parlamentar também requereu informações sobre a aquisição de alimentos provenientes da Agricultura Familiar pelo município. Em outro documento, Graciele solicitou dados sobre o cadastro das famílias atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social.

Por meio de Indicação, a vereadora apontou a necessidade de realizar manutenção nos equipamentos do Parque da Praça das Bandeiras e de implantar iluminação na Praça Recreativa do bairro Jardim das Oliveiras.