Hedvaldo concede Moção de Aplauso à Pastoral da Pessoa Idosa

por Roneir Correa de Menezes publicado 14/08/2019 17h30, última modificação 14/08/2019 18h12
Hedvaldo concede Moção de Aplauso à Pastoral da Pessoa Idosa

Foto: Gilson Carlos

Assessoria Câmara Municipal

A Moção de Aplauso foi enviada à Pastoral da Pessoa Idosa de Sinop na última segunda-feira (12), durante a 25ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal. A homenagem foi concedida pelo vereador Hedvaldo Costa (PR) e aprovada por unanimidade entre os vereadores.

A ação parlamentar foi em reconhecimento ao trabalho desempenhado junto aos idosos do município. Ao todo, a pastoral atende 288 idosos com visitas mensais, promovendo ações preventivas, bons hábitos de saúde, nutrição, educação e cidadania, com a finalidade de reduzir o grau de isolamento e abandono da Pessoa Idosa.

“Através dessa importante pastoral pode-se identificar várias situações de risco que a pessoa idosa sofre, como maus tratos físicos e emocionais, falta de tratamento adequado como até atitudes simples como, por exemplo, um tapete em sua sala que pode ocasionar uma queda grave para o idoso”, explicou o parlamentar.

A organização nasceu a partir da Pastoral da Criança, e teve início às atividades em 2009. Atualmente ela conta 58 líderes voluntários, capacitadas para esses procedimentos de acompanhamento. Desde a fundação, mais de 200 líderes já foram treinados para essa função.

“A Pastoral da Pessoa Idosa é uma organização sem fins lucrativos que se dedica a capacitar voluntários para visitar mensalmente as pessoas idosas mais fragilizadas”, comentou.

O parlamentar ainda submeteu à análise do plenário, a indicação 493/2019, expondo à Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, a necessidade de transformar todas as escolas da rede pública municipal, em Colégios Cívico-Militares.

Esse modelo de educação, segundo o Ministério da Educação, é voltado para educação coletiva, com foco no civismo, patriotismo, hierarquia, disciplina e ordem unida.

“Acreditamos que esse modelo, o de educar com esses valores, civismo, patriotismo, faz com que o cidadão passe a ter consciência do seu papel dentro da sociedade. E é isso que faz mudar uma nação”, declarou a subsecretária de Fomento às Escolas Cívico-Militares (Cesim) Márcia Amarílio.