Hedvaldo homenageia cirurgiã, atletas e SBB

por Maria Helena Benedet/Assessoria Câmara Municipal — publicado 05/10/2021 18h33, última modificação 05/10/2021 18h33

Na sessão da última segunda-feira (4), o vereador Professor Hedvaldo Costa (Republicanos), apresentou um Decreto Legislativo e duas Moções de Aplauso. As duas propostas do parlamentar passaram pelo crivo do plenário e foram aprovadas.

Como forma de homenagear pelos serviços prestados para o avanço da medicina no município, Hedvaldo concedeu a Comenda Colonizador Ênio Pipino a cirurgiã Germana Lopes do Nascimento de Oliveira. De acordo com o parlamentar, em 2019, a médica foi a primeira em Mato Grosso a realizar a cirurgia de implantação de valva aórtica sem cortes (do coração), via endovascular (pela perna). “Essa cirurgia acabou colocando nossa cidade no seleto grupo de cidades que realizam esse tipo de procedimento”, destacou quanto a importância da realização da cirurgia.

As moções destinadas pelo parlamentar também homenageiam pessoas que de alguma forma destacaram o nome de Sinop, como as equipes de handball masculino e feminino. As equipes conquistaram o título de campeões no 12º Circuito Diamantinense, realizado em setembro deste ano, na cidade de Diamantino. Equipes de 20 municípios participaram da competição. “Esse torneio foi muito marcante e emocionante, pois foi a primeira vez que o time viajou sem o ex-técnico Luiz Carlos Simon, o Chuck, que faleceu aos 39 anos, vítima de Covid 19”, justificou Costa.

A Sociedade Bíblica Brasileira (SBB) também foi homenageada pelo parlamentar, com uma Moção, por entregar a Associação Adevas de Sinop bíblias em braile. A destinação do livro sagrado faz parte de um projeto lançado em todo país em 2002 que tem por objetivo ampliar o acesso das pessoas com deficiência visual às escrituras. “Esse projeto tem por objetivo tornar a Bíblia Sagrada acessível a todos e promover a inclusão social, facilitar o desenvolvimento cultural, oferecer apoio espiritual, estimular a alfabetização, e promover a integração da pessoa com deficiência visual às escrituras”, explicou.