Hedvaldo homenageia professora que inovou método de alfabetização

por Roneir Correa de Menezes publicado 09/08/2019 14h00, última modificação 08/08/2019 16h49
Hedvaldo homenageia professora que inovou método de alfabetização

Foto: Gilson Carlos

Assessoria Câmara Municipal

A professora Isabel Rodrigues Xavier, foi homenageada na última segunda-feira (05), durante a 24ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, por inovar no processo de alfabetização dos alunos do segundo período do Ensino Fundamental. A Moção de Aplauso nº 025/2019, foi concedida pelo vereador Hedvaldo Costa (PR).

A educadora leciona na Escola Municipal de Educação Básica Leni Teresinha Benedetti. Ela construiu um sussurrofone para auxiliar os alunos na concentração e no desenvolvimento da estrutura textual.

O objetivo é uma adaptação do whisper phone, ferramenta que permite a captação individual da voz com ampliação do som, em até 10 vezes. É simples e fácil de fabricar, mas que permite melhorar significativamente a qualidade no aprendizado.

“O sussurrofone tem funções semelhantes a um telefone, a criança fala por um lado e ouve pela outra ponta. Feito com cano PVC, com aproximadamente 10 centímetros, o objeto foi confeccionado pela professora com um tubo reto no centro e duas curvaturas nas pontas”, explicou Hedvaldo.

Cada peça custou R$ 2,07 para ser fabricada. Com o recurso o estudante consegue fazer o reconhecimento sonoro e relacioná-lo à escrita.

Segundo a professora, o sucesso do método foi tão grande, que outras duas turmas do segundo período e duas salas de reforço da escola, aderiram à ideia. “É a melhor coisa de todas que eu já pesquisei, o que trouxe o melhor resultado”, declarou Isabel.

Além de Hedvaldo Costa, outros oito vereadores também assinaram a propositura, que foi aprovada por unanimidade entre os pares.