Ícaro indica a instalação de proteção próximo a playground e academia ao ar livre

por Gilson Santos publicado 08/04/2019 17h55, última modificação 08/04/2019 18h00

Weslley Mtchaell – Assessoria Gabinete

A academia ao ar livre e o playground instalado na Avenida Dom Henrique Froehlich, aos fundos da Unemat, atrai muitos munícipes diariamente. Além de utilizarem o local para caminhar, andar de bicicleta ou tomar tereré no final da tarde, pais levam as crianças para se divertirem neste espaço.

Com o propósito de oferecer mais segurança às pessoas que utilizam essa praça, que fica localizada bem próximo à rotatória com a Avenida dos Guarantãs, o vereador Ícaro Francio Severo (PSDB) indicou a necessidade de instalar defesas metálicas (guard rail) à margem desse cruzamento.

“Como esse espaço fica próximo a uma rotatória, ficamos preocupados com a possibilidade de ocorrer algum acidente. Em caso de acidente de trânsito nessas proximidades, por exemplo, corre-se o risco de um veículo invadir a praça e atingir as pessoas. Ou, de repente num descuido dos pais, as crianças que ali brincam podem ir para a avenida e causar um acidente grave”, avaliou Ícaro.

A ideia é que essas defesas metálicas – semelhante àquelas existentes às margens de rodovias – sejam instaladas ao longo da Avenida Dom Henrique Froehlich, no trecho abrangido pela academia ao ar livre e playground. “Essa é uma medida de baixo custo que o município pode adotar e prevenir acidentes”, destacou o vereador.

Esse dispositivo consegue absorver a energia cinética de veículos pesados desgovernados, promovendo a desaceleração do automóvel, evitando capotamentos e impedindo que o veículo saia da pista de rolamento.

A sugestão da Indicação nº 158/2019 foi da Sra. Solange Berti Gomes, moradora do bairro Jardim Primaveras. “Como a gente não tem nenhuma área de lazer aqui no bairro, costumamos ir naquele local. O poder público precisa dar uma proteção maior ali, pois o parquinho é muito próximo à rua e temo que de repente poderá acontecer algum acidente”, explicou Solange.

Com a aprovação na última sexta-feira (5), durante a 9ª Sessão Ordinária, a indicação foi encaminhada à prefeita Rosana Martinelli (PR), com cópias ao secretário de Obras, Daniel Brolese, e ao secretário de Trânsito, Roberto Trevisan – Betão.