Ícaro pede informações sobre atendimentos odontológicos

por Gilson Santos publicado 05/11/2019 14h00, última modificação 04/11/2019 19h50
Ícaro pede informações sobre atendimentos odontológicos

Foto: Gilson Carlos

Weslley Mtchaell – Assessoria Gabinete

Após receber a reclamação de vários munícipes, o vereador Ícaro Francio Severo (PSDB) elaborou o Requerimento nº 167/2019 solicitando informações a respeito dos atendimentos odontológicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Sinop.

“Em nossa Página do Facebook, muitas pessoas comentaram que em algumas unidades faltam cadeiras odontológicas, que em outras faltam profissionais. Para ter um parâmetro de como estão esses atendimentos em nossa cidade, encaminhamos esse requerimento ao Poder Executivo”, disse Ícaro.

Ícaro solicitou, ao longo de 11 tópicos, as seguintes informações:

1 - Quantidade de dentistas concursados, carga horária de cada um e onde eles estão trabalhando;

2 - Quantidade de dentistas terceirizados, carga horária de cada um terceirizados, onde eles estão trabalhando e por qual empresa eles foram contratados;

3 – Relação de Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem atendimento odontológico;

4 – Relação de Unidades Básicas de Saúde (UBS) que não possuem atendimento odontológico;

5 – Em quais unidades o munícipe precisa buscar atendimento caso em sua região não existam UBS?

6 – Os agendamentos dos atendimentos são feitos de forma separada para adultos e crianças ou existe uma única fila para ambos?

7 – As UBS das áreas rurais ofertam atendimentos odontológicos? Caso não, onde esses munícipes precisam buscar atendimentos?

8 – Nas UBS que não possuem atendimento odontológico, o que precisaria para passar a fornecer esse tipo de serviço ao munícipe? (Ex: quantidade de cadeira odontológica, de materiais, de contratação de dentista e/ou auxiliar)? Especificar a necessidade de cada UBS;

9 – A Secretaria de Saúde possui alguma forma de remanejar a demanda de uma UBS para outra caso em uma delas tenha mais pacientes que na outra? (Para que o tempo de espera pelo atendimento seja menor);

10 – Quais casos são encaminhados ao Centro Odontológico de Referência (COR)? É necessário o pré-atendimento na UBS?

11 – Quais casos são encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)? É necessário o pré-atendimento na UBS?

Aprovado há pouco, durante a 37ª Sessão Ordinária, o Requerimento será encaminhado à prefeita Rosana Martinelli (PL), com cópia ao secretário de Saúde, Gerson Danzer.