Joaninha apresenta projeto de inclusão social Virando o Jogo

por Gilson Santos publicado 27/07/2020 18h21, última modificação 27/07/2020 18h21
Joaninha apresenta projeto de inclusão social Virando o Jogo

Foto: Gilson Carlos

Klaus Henrique - Assessoria Gabinete

O vereador Joaninha (PL) encaminhou indicação na Sessão desta segunda-feira (27), propondo a criação de um projeto de inclusão social por meio do esporte, denominado de “Virando o Jogo”. O Projeto objetiva essencialmente promover a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, por meio do esporte, promovendo também a saúde, educação, cultura e cidadania.

Joaninha propõe que as ações sejam desenvolvidas nas praças esportivas dos bairros, espaços de educação e cultura, como a Biblioteca Municipal, além de espaços relacionados à área da saúde, podendo ser realizadas em três ocasiões durante a semana, sempre no contra turno do período em que os jovens frequentem a escola regular.

A execução dos trabalhos será feita pela Prefeitura por meio da Gerência de Esportes e Secretaria de Educação, Esporte e Cultura juntamente com parcerias com entidades educacionais e culturais, escolas e cursos de qualificação técnica, bem como com o Sistema Nacional de Emprego, objetivando a formação profissional e inserção dos jovens no mercado de trabalho.

“O meu objetivo é promover a inclusão social, por meio do esporte, de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Nesse contexto, o esporte é o grande chamariz para estimulá-los a participar de ações conjuntas relacionadas à educação, cultura e saúde, além buscar cursos de qualificação profissional, para posteriormente encaminhar esses jovens ao mercado de trabalho. Acredito que assim que a situação da pandemia se normalizar, esse importante projeto poderá ser colocado em prática e fará a diferença na vida desses jovens, que literalmente poderão virar o jogo e encontrar o seu caminho”, explicou Joaninha.

- Declaração de Utilidade Pública para a Associação do Parque Ecológico e Esportivo de Sinop (APEES)

Em outra indicação apresentada, Joaninha pede que a Associação do Parque Ecológico e Esportivo de Sinop (APEES) seja declarada de utilidade pública municipal. Fundada em 2008, a APEES é uma associação de direito privado, sem fins econômicos, de caráter organizacional, filantrópico, assistencial, promocional, recreativo, educacional e esportivo.

Há vários anos a entidade dedica-se em promover a manutenção e preservação da área da área da Reserva R-2, onde realiza ações de recuperação da vegetação, limpeza e conscientização ambiental, ali sediando também competições esportivas. As ações são realizadas em parceria com a Prefeitura de Sinop por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

“A obtenção desse reconhecimento de utilidade pública proporcionará que a APEES possa ampliar os trabalhos que desenvolve em prol do meio ambiente e do esporte em Sinop”, destacou Joaninha.

registrado em: ,