Joaninha homenageia pioneiros e pede avanços para saúde e educação
Klaus Henrique - Assessoria Gabinete
Os pioneiros em Sinop, Agnaldo Angeli e Manildes dos Santos, foram homenageados pelo vereador Joaninha na Sessão desta segunda-feira (07/12), sendo agraciados com Título de Cidadão Sinopense Honorário.
Agnaldo Angeli, popularmente conhecido como “Pexeirinho” chegou a Sinop com a família em 1974, ocasião em que fundaram a Peixaria Ouro Verde, a primeira peixaria de Sinop. Posteriormente fundou a Pousada Ilha Paraíso, no Rio Teles Pires, ali desenvolvendo atividades turísticas diversas por cerca de dezoito anos, fomentando amplamente o turismo no município. Agnaldo também registrou seu nome no esporte sinopense, sendo considerado o primeiro piloto de MotoCross de Sinop, disputando diversas provas do campeonato estadual da modalidade na década de 1980.
“O Pexeirinho e toda a sua família muito contribuíram com Sinop e aqui escreveram uma bela história de pioneirismo e amor por essa cidade. Esse reconhecimento é mais do que merecido e muito me honra a oportunidade de prestar essa homenagem”, explicou Joaninha.
Outro pioneiro homenageado é Manildes dos Santos, popularmente conhecido como “Muty”, ou “Mestre Muty”, em referência à sua atuação junto às artes marciais. Em 1991, Muty fundou a Academia Guerreiros de Shaolin de Kung Fu, a primeira academia especializada na modalidade de Kung Fu oficialmente constituída em Sinop. Já desenvolveu diversos projetos de cunho social e também no ramo de segurança, também tendo atuação em outras modalidades esportivas, como no atletismo e ciclismo, chegando a ser presidente do Biciclube de Sinop na década de 1990.
“Há muitos anos o Muty desenvolve projetos sociais, especialmente por meio do esporte, contribuindo para a formação de jovens em situação de vulnerabilidade. Ele é uma grande referência e faz parte da história da nossa cidade. Fico muito feliz em homenageá-lo”, disse Joaninha.
Avanços para a saúde e educação: As indicações apresentadas pelo vereador Joaninha trataram de temas relacionados à saúde e educação. Na primeira delas, Joaninha aponta a necessidade de criação do Programa Van da Visão, que consiste em ações itinerantes promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde nas escolas da Rede Municipal, para realização de atendimentos oftalmológicos aos alunos, com a distribuição gratuita de óculos. O desenvolvimento das ações se dará por meio da aquisição de um veículo van devidamente adaptado para a realização dos trabalhos, contando com o acompanhamento de profissionais da área oftalmológica.
O parlamentar propõe que para a execução do Programa, a Prefeitura firme convênios com o governo federal, bem como venha a aderir a programas semelhantes já em andamento.
Para a educação, Joaninha pede que a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura amplie o Projeto Institucional de Leitura, por meio da realização de parcerias com editoras de Sinop, promovendo a publicação dos livros e trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Rede Municipal quando do desenvolvimento do Projeto.
O Projeto Institucional de Leitura foi desenvolvido em 2019 a partir de indicação do vereador Joaninha para a criação da Política Municipal de Incentivo à Leitura. Cerca de 9 mil alunos em 17 escolas municipais foram beneficiados. A iniciativa foi reconhecida como case de sucesso pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso.