Joaninha propõe implantação de prontuário Eletrônico na rede municipal de saúde

por Gilson Santos publicado 19/03/2019 14h55, última modificação 19/03/2019 17h23
Joaninha propõe implantação de prontuário   Eletrônico na rede municipal de saúde

Foto: Gilson Carlos

O Projeto de Lei 015/2019 apresentado pelo vereador Joaninha na sessão desta segunda-feira (18/03), visa sobre a implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) na rede pública municipal de saúde.

A proposta é para implantar um sistema que armazene e integre, de forma eletrônica, todos os dados do paciente, como, consultas e atendimentos anteriores, tipo sanguíneo, lista de exames e resultados, medicamentos receitados e procedimentos hospitalares.

“Essa ação trará diversos benefícios para a população, entre eles, o controle do histórico do paciente, a gestão sobre a solicitação de exames e retirada de medicamentos, principalmente em casos de emergência, a equipe médica terá acesso imediato a todos os dados do munícipe, aumentando, em muito, a chance de salvar vidas, entre outros inúmeros benefícios”, justificou Joaninha.

Já o Projeto 016/2019 prevê a criação do Programa de Coleta Seletiva para reciclagem na rede pública de ensino O Programa consiste na implantação de sistema de coleta seletiva de resíduos recicláveis nos estabelecimentos de ensino da rede pública, sob a orientação da direção da escola, professores e funcionários habilitados. O lucro financeiro obtido com a comercialização do lixo será revertido em benefício da própria escola.

Conforme a proposta, no início de cada ano letivo será formado um grupo de conselheiros constituído por pais, alunos, professores e funcionários em cada unidade escolar, com o objetivo de discutir e planejar as ações a serem desenvolvidas, e visando sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da participação no Programa.

Ambos os projetos foram encaminhados às comissões competentes da Câmara e após análise irão à votação.

Melhorias no transporte público

Joaninha também apresentou duas indicações, sendo uma delas para revisão do contrato de concessão do transporte público urbano e a outra solicitando que seja feita a substituição do gramado do Miniestádio do bairro Menino Jesus II. Sobre a primeira, o parlamentar destacou que o objetivo essencial é atualizar o contrato de concessão do transporte público urbano do município, de modo a adequar a quantidade e a infraestrutura dos pontos de ônibus, que atualmente são insuficientes para atender a demanda.

Além da construção de novos pontos, esses locais deverão contar com infraestrutura composta por cobertura, assentos, entre outros, visando garantir aos usuários abrigo das intempéries e consequentemente mais conforto.

Cobranças para a concessionária que administra a BR-163

O vereador Joaninha apresentou ontem um requerimento solicitando informações da Concessionária Rota do Oeste (Odebrecht), a respeito das obras de duplicação da BR-163 no perímetro urbano de Sinop.

Joaninha solicitou que seja encaminhado o cronograma das obras de duplicação da BR-163, referentes aos trechos ainda não concluídos; informar a quantidade de obras previstas para serem executadas no perímetro urbano de Sinop, indicando as características das mesmas, bem como as respectivas localizações e anexar cópias dos projetos das obras; fornecer a relação do número de acidentes ocorridos no perímetro urbano nos anos de 2017 e 2018, além das medidas tomadas pela Concessionária para diminuir o número de acidentes no perímetro urbano de Sinop.

O prazo para a resposta do requerimento é de 15 dias.

Klaus Henrique Santos /Assessoria de gabinete

registrado em: ,