Juliana aponta necessidade de realizar um diagnóstico de arborização urbana

por Igor Marangon publicado 02/06/2023 16h27, última modificação 02/06/2023 16h27

A necessidade de realizar um diagnóstico da arborização urbana do município de Sinop foi apontada pela vereadora Juliana Centena (PSDB), durante sua passagem pela Câmara Municipal. A solicitação foi realizada por meio de indicação.

“A arborização urbana desempenha um papel fundamental no desenvolvimento sustentável das cidades, proporcionando uma série de benefícios para os seus habitantes. No entanto, a qualidade e a quantidade da vegetação urbana muitas vezes são negligenciadas, resultando em problemas como falta de sombra, aumento das ilhas de calor, degradação ambiental e impactos na saúde pública. Diante desse cenário, torna-se. Imprescindível a realização de um diagnóstico abrangente da arborização urbana, a fim de identificar suas necessidades e implementar ações efetivas para melhorar a avaliação da saúde e da diversidade arbórea, identificação de áreas prioritárias, controle e manejo de pragas e doenças, mitigação das ilhas de calor e promoção da participação comunitária”, afirmou a vereadora.

A proposta foi apresentada e aprovada durante a 16ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na segunda-feira (29).

Outras duas indicações foram apresentadas pela vereadora. Entre elas, a necessidade de realizar a construção de um monumento em referência a observação de pássaros. Segundo a vereadora, o intuito do monumento é a valorização da prática de observação de pássaros, conscientização sobre a conservação das aves e a promoção do turismo ecológico em nosso município.

A outra indicação, que deverá ser votada na próxima sessão ordinária, sugere ao executivo a criação da Secretária Municipal da Mulher.

“Em nossa sociedade, a luta pela igualdade entre mulheres e homens tem ganhado cada vez mais força. Embora tenhamos conquistado avanços significativos nas últimas décadas, ainda há muito a ser feito para garantir que as mulheres desfrutem dos mesmos direitos e oportunidades que os homens. Nesse contexto, a criação da Secretaria Municipal da Mulher é um passo essencial para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa. Essa iniciativa possibilitará a implementação de políticas públicas efetivas que visam combater a violência contra mulher, promover a igualdade salarial, garantir o acesso a oportunidades de trabalho e cuidar da saúde e bem-estar das mulheres”, afirmou Centena.

É de autoria da vereadora também as homenagens concedidas, por meio de Moção de Aplausos, ao Curupy Acqua Park, pela promoção ao turismo do município, e à Sra. Claudineia Alves Lara Henker, co-autora do livro “governe a sua vida: 12 chaves que te levarão para uma vida extraordinária”. Já com o Título de Cidadão Sinopense Honorário, Juliana Centena homenageou o Sr. Hercílio de Matos e a Sra. Maria Elisete Bogo de Matos.