Juventino aponta mecanismo de inclusão social às pessoas surdas

por Carol Franco/ Assessoria Parlamentar — publicado 13/07/2022 21h30, última modificação 14/07/2022 13h40

Mais de 300 pessoas são surdas ou tem deficiência auditiva no município, segundo a Associação de Surdos de Sinop (ASSINOP). Nesse sentido, o vereador Juventino Silva (PSB) fez uma indicação seguida de anteprojeto para que esse público tenha o direito de atendimento por tradutor ou intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nos órgãos de administração pública municipal direta e indireta, na 24ª Sessão Ordinária da Câmara, na segunda-feira, 11 de julho.

A indicação objetiva criar um mecanismo de inclusão social, cidadania, autonomia e independência para essa camada local desassistida.”Toda pessoa deve ser incluída na sociedade”, destacou o vereador.

Muitas situações chegaram ao parlamentar sobre a dificuldade de chegar a um órgão público, por exemplo, e não conseguirem obter informações por não ter no local um profissional de LIBRAS. Assim como, um jovem que articulava com as mãos para se comunicar e o atendente achou que o mesmo estava tendo convulsões, devido o nervosismo por estar se sentindo mal.

Aliás, é sobre a comunicação, também, pois chegar em um estabelecimento e o morador não conseguir o atendimento porque o outro indivíduo não entendeu o que a pessoa gostaria de resolver, incluindo vários serviços no município. “Passamos por isso no gabinete quando recebi membros da ASSINOP e usamos um aplicativo que atende pessoas no Brasil todo para poder nos comunicarmos, se foi difícil para nós, imagina para eles”, disse o vereador Juventino.

Também durante a sessão ordinária, indicou à secretaria de obras, o recapeamento asfáltico da Rua dos Lírios, entre as Avenidas dos Tarumãs e Embaúbas. O parlamentar segue trabalhando em prol da população, e mesmo no recesso das sessões da câmara municipal continuará fazendo visitas, atendendo as demandas e necessidades, pois acredita que o trabalho é continuo e gosta de servir a todos.

registrado em: